Imprensa Oficial Graciliano Ramos e TCE-AL lançam obra sobre o legado de Graciliano Ramos
Thaíssy Fontan* / Ascom Imprensa Oficial
A Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), lançou mais uma obra dedicada ao patrono e ex-diretor da instituição, Graciliano Ramos. Idealizado por servidores do tribunal, o livro “Relatórios de Graciliano Ramos: o legado de um gestor público sob a perspectiva do controle externo” aborda a contribuição do célebre escritor para além da literatura, destacando o olhar de Graciliano enquanto prefeito da cidade de Palmeira dos Índios.
A iniciativa consolida a pareceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, e a Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo de Mendonça (ECPCJAM), parte integrante do TCE-AL, visando à promoção da cultura, da pesquisa e da educação pública. A produção integra o esforço coletivo de valorizar a memória de Graciliano Ramos, figura essencial da história política e cultural de Alagoas.
O lançamento ocorreu durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que aconteceu entre os dias 02 e 05 deste mês, em Florianópolis-SC. O livro evidencia a dimensão pública da trajetória de Graciliano e enfatiza sua passagem pela administração municipal, bem como sua visão crítica sobre gestão, transparência e responsabilidade administrativa.
Com autoria do diretor técnico da Escola de Contas, Perroneo Tojal, e das assessoras jurídicas Kézia Sayonara e Cláudia Albuquerque, que foram responsáveis por toda a análise de documentos e relatórios oficiais deixados por Graciliano, o livro revisita as prestações de contas apresentadas por Graciliano Ramos durante sua gestão como prefeito (1928–1930).

Em Santa Catarina, Perroneo Tojal destacou a característica inovadora da gestão de Graciliano Ramos. “Graciliano já tratava, em seus relatórios, de temas que só seriam formalizados décadas depois na legislação brasileira. Ele aborda restos a pagar, descreve cuidados com o meio ambiente e registra a aplicação responsável dos recursos públicos. Sua prática administrativa antecipou princípios que hoje orientam a Lei de Licitações, a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso é que decidimos estudá-lo. Graciliano tinha um olhar rigoroso, crítico e profundamente moderno sobre o controle interno e externo”, afirmou o escritor.
Com este lançamento, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos reafirma seu papel na preservação e difusão do patrimônio histórico e documental do Estado, fortalecendo parcerias que ampliam o acesso ao conhecimento e incentivam a formação cidadã, como destaca o diretor-presidente do órgão, Mauricio Bugarim.
“É uma honra poder contribuir junto a uma instituição como o Tribunal de Contas, que presta relevantes serviços à sociedade, desta vez com a publicação de um livro sobre Graciliano Ramos. Seguimos sempre à disposição, para que possamos disseminar cada vez mais conhecimento e, dessa forma, valorizar a literatura local. Esse é o lema de todos os que fazem a gestão do governador Paulo Dantas”, salienta.
*Estagiária sob supervisão.