Secretária Aline Rodrigues representa AL no 70° Fórum Nacional Confap e Consecti realizado em Goiânia
Geysa Miranda / Ascom Secti
A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Aline Rodrigues, esteve presente no 70º Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), que aconteceu na cidade de Goiânia nos dias 04 e 05 deste mês.
Representando o Estado de Alagoas, a secretária integrou a comitiva de lideranças estaduais com o propósito de discutir os rumos da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e ampliar agendas estratégicas com órgãos, fundações e representantes do governo federal.
Acompanhada do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, e do superintendente de tecnologia da Secti, Pedro Ivo, a secretária visitou, também, as instalações do Hub Goiás, um dos principais ecossistemas de inovação do Centro-Oeste, que reúne startups, pesquisadores e empresas em um ambiente de desenvolvimento tecnológico.
Para Aline Rodrigues esse momento foi importante para expandir o papel da Secti Alagoas no debate nacional e ampliar as oportunidades para pesquisadores, empreendedores e instituições científicas do estado.
“Participar deste fórum é essencial para que Alagoas continue avançando de forma integrada e estratégica na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Este encontro nos permite fortalecer parcerias, conhecer experiências exitosas de outros estados e alinhar nossas ações aos novos marcos nacionais. Estamos comprometidos em ampliar oportunidades, impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico e garantir que a inovação continue gerando impacto real na vida dos alagoanos”, disse a secretária.
Além de debates sobre financiamento à pesquisa, estratégias para fortalecimento das Fundações e diretrizes para a integração das políticas estaduais com os novos marcos nacionais de CT&I, o encontro também reforçou a importância de modelos colaborativos para impulsionar soluções inovadoras e inspirar futuras ações no ecossistema alagoano, reforçando, assim, o compromisso com o avanço em uma das áreas que mais crescem no Estado nos últimos anos.
Estiveram presentes no encontro os secretários de CT&I dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal e os presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa do país, entre outras autoridades.