Projeto + Oportunidade muda realidade de jovens maceioenses
Iniciativa atendeu a mais de 500 jovens em condições de vulnerabilidade e trabalho desprotegido
Em 2025, a Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescentepromoveu ações importantes para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a primeira infância e adolescência, de forma intersetorial, com a integração de ações nas áreas da saúde, educação e assistência social, trabalho, espaço urbano, meio ambiente e comunicação, com objetivo de promover o desenvolvimento integral desse público.
Uma das iniciativas mais significativas, foi o Projeto + Oportunidade que vem mudando a realidade de jovens maceioenses, encontrados em situação de vulnerabilidade e trabalho desprotegido. A ação orienta e inclui jovens no programa Jovem Aprendiz, na faixa etária entre 14 a 23 anos, com parceria de empresas alagoanas, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em 2025, foram incluídos cerca de 250 jovens.
Desde o início em 2023, 565 jovens foram beneficiados pela iniciativa. As primeiras participantes foram Anna Lethycia e Layza Elis, ambas de 18 anos. Elas iniciaram o processo juntas para participar do Projeto + Oportunidade, bem como do programa Jovem aprendiz na instituição de ensino superior Cesmac.
Anna Lethycia deixou uma situação de trabalho desprotegido, aos 16 anos, passou pelo Jovem Aprendiz e hoje ela trabalha com carteira assinada e também estuda psicologia na mesma instituição, construindo seu futuro. “Com o salário consigo me manter, ter a liberdade para sair, para lanchar. Mas, a realização consegue ser maior do que imaginamos, porque realizei meu sonho de cursar psicologia no mesmo lugar onde trabalho e consigo custear minha faculdade para mudar a minha realidade de vida", disse.

Layza Elis também participou da ação quando tinha 16 anos. Aos 18 anos de idade, ela celebra o emprego conquistado e a independência financeira, ao trabalhar como recepcionista em uma instituição de ensino superior.
"Tenho minha independência financeira e graças a isso consigo pagar meu curso técnico de enfermagem para ter uma vida melhor. Só tive benefícios, principalmente com visão de futuro, organização, atendimento ao público e tudo isso agrega muito no meu crescimento pessoal e profissional", comentou Laysa.
