Projetos da Prefeitura de Maceió viram referência para a cidade de Maragogi
Representante da Autarquia de Limpeza Urbana se deslocou para o município a fim de agregar na implantação de Ecopontos e do Programa Ecoleta
Consolidados em Maceió, os Ecopontos e o Projeto Ecoleta, implementados na capital pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), se tornaram referência para outras cidades do Brasil. Em Alagoas, um dos municípios que conheceu as iniciativas foi Maragogi, que recebeu uma representante da Prefeitura de Maceió a fim de agregar na implantação em suas terras.
Ângela Silva, que é coordenadora geral dos Ecopontos em Maceió e vive o dia a dia de ambos os programas, foi recebida, na segunda-feira(27), pelo prefeito de Maragogi, Dani da Elba, pela secretária de Infraestrutura e Obras, Yasmin Freire, e os assessores Eduardo Vasconcelos e Túlio Vasconcelos.
Na ocasião, a coordenadora da Alurb realizou uma apresentação a respeito das iniciativas, explicando como funcionam e quais benefícios trouxeram para a capital. Logo em seguida, a comitiva visitou locais escolhidos pela Prefeitura de Maragogi para a implantação de tais projetos.
Na última terça-feira(28), a representante da Prefeitura de Maceió conheceu o Aterro de Rio Formoso, que fica em Pernambuco, mas recebe os resíduos gerados em Maragogi, onde mais uma vez houve uma troca de experiência a respeito do que é realizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió. Além disso, visitaram povoados da cidade, como Peroba e Barra Grande.
"É sempre bom disseminar o que está dando certo. Estes projetos em Maceió se tornaram referência para várias cidades do Brasil e Maragogi está avançando, com o apoio da Alurb, na instalação de Ecopontos, Pontos de Descarte Rápido (PDR) e com os triciclos elétricos do Ecoleta. Ficamos felizes pelo convite e pela troca de experiências", disse Ângela Silva, coordenadora geral dos Ecopontos em Maceió.
Além de Maragogi, em 2025, os programas da Prefeitura de Maceió, principalmente o Projeto Ecoleta, foram visitado por comitivas das cidades de Governador Valadares, Ouro Branco e Belo Horizonte, localizadas no estado de Minas Gerais, Caruaru e Recife, do estado de Pernambuco, Rio Verde, em Goiás, e Palmeiras dos Índios, aqui mesmo de Alagoas.



