Adeilson Bezerra fala sobre cotas de gênero em encontro nacional promovido pela União dos Vereadores do Brasil
O advogado e presidente do Solidariedade em Alagoas, Adeilson Bezerra, participou como palestrante convidado do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). O evento, que reuniu prefeitos e vereadores de diversas regiões do país, aconteceu no hotel Atlantic Suites, em Maceió.
Durante a palestra, Adeilson Bezerra problematizou as questões relativas às cotas de gênero no processo eleitoral, destacando suas implicações, os desafios enfrentados pelos partidos políticos e a necessidade de aperfeiçoamento da legislação eleitoral.
Bezerra exemplificou situações que, segundo ele, configuram como uma espécie de discriminação reversa, na qual candidaturas femininas acabam sendo enquadradas como laranjas. O que geralmente não acontece em situações idênticas envolvendo candidaturas masculinas.
“A cota de gênero é um avanço importante, mas precisa de responsabilidade e coerência na aplicação. Não pode ser uma exigência, uma obrigatoriedade. Na prática, o que vem acontecendo é que ao invés de promover inclusão, ela gera insegurança jurídica e prejuízos às próprias mulheres”, afirma Bezerra.