Aulão gratuito da Prefeitura de Maceió reúne mais de 800 estudantes em preparação para o Enem
Mais de 800 estudantes participaram, nesse domingo(27), do Pré-Vestibular Educar é Massa, promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento foi realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta e reuniu alunos das redes pública e privada em um dia de revisão e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O aulão reuniu professores de diferentes áreas, em uma manhã de revisão intensiva, resolução de questões, orientações e estratégias voltadas para a preparação dos estudantes nesta reta final para o Enem, com a participação de oito professores locais e quatro convidados nacionais. O aulão também foi transmitido ao vivo pelo YouTube, ampliando o acesso dos estudantes à preparação.
O secretário municipal de Educação, João Folha, recepcionou os estudantes, destacando que a iniciativa busca ampliar o acesso à preparação para o exame.
“A Prefeitura cumpre seu papel de cuidar da primeira infância e do ensino fundamental, mas nada impede que possamos colaborar em todas as áreas da educação, ajudando a igualar oportunidades, como já temos feitos há alguns anos, com esses aulões preparatórios para o Enem, cujo público é o estudante do ensino médio, que não está na nossa rede, mas que também representa o futuro de Alagoas. Nossa prioridade, a prioridade da Prefeitura de Maceió é uma educação de qualidade, inclusiva e para todos”, afirmou.
O secretário ainda pontuou que, além dos mais de 800 estudantes presentes, a transmissão pela internet permitiu que o conteúdo chegasse a um público ainda maior, oferecendo a mais estudantes a oportunidade de se prepararem para a tão sonhada vaga no Enem.
Para o organizador do evento, professor Beto Brito, a iniciativa oferece aos alunos uma oportunidade de estudar gratuitamente com professores de diferentes lugares: “Tem muita gente querendo se preparar para o Enem. A Prefeitura entrega essa oportunidade de forma gratuita, com oito professores locais e quatro nacionais.”
Entre os estudantes estava Caroline Roberta, da Escola Estadual Guedes Nogueira. Para ela, a experiência ajudou a reforçar os conhecimentos para a prova. “Está sendo uma experiência incrível. Estou aprendendo muito e está sendo ótimo.”, comemorou.
O professor JuroBeba, da área de Humanas, também participou da programação e destacou a revisão de conteúdos de História e Geografia. “Entregamos as competências e os assuntos que mais caem no Enem. Energia positiva, vamos para cima. Eu vou passar no Enem!”, brincou.
Time de peso
Entre os convidados estiveram nomes de projeção nacional também no ambiente digital, como Profinho(Redação), Gabriel Cabral(Química), Sacramento(Matemática) e Operação Barba-Russa(História), educadores que produzem conteúdos educacionais para um grande público, em plataformas e redes sociais como YouTube, TikTok e Instagram, aproximando a preparação para os principais processos seletivos do país da linguagem utilizada pelos jovens.
Proporcionando uma preparação multidisciplinar, em diferentes áreas, integraram a lista de professores, ainda, Ramilton Batinga(Física); Jurubeba (História); Ricardo Moral(Geografia); Gian Brito(Biologia); João Paulo Born(Biologia); Monyk(Química); Jaguar Neto (Matemática); Moacir Gama(História); e Philippe Alves(Física).