Rio Largo prorroga estado de emergência por avanço de voçoroca por mais 180 dias
A Prefeitura de Rio Largo prorrogou por mais 180 dias a situação de emergência nas áreas afetadas pelo avanço de uma voçoroca na região da Avenida Teotônio Brandão Vilela, no bairro Mata do Rolo. A medida foi publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial dos Municípios de Alagoas.
Segundo a Prefeitura, o processo erosivo continua ativo e ainda não foi estabilizado. As ações realizadas até o momento, como isolamento, interdição, restrição de acesso e monitoramento, reduziram os riscos, mas não resolveram o problema.
A área fica próxima a uma importante via de acesso ao município e concentra residências, comércios, escolas e unidades de saúde. O avanço da erosão mantém riscos para moradores, imóveis e estruturas públicas e privadas.
Com a prorrogação, o município deverá manter o acompanhamento da área e buscar intervenções estruturais para conter a erosão e enfrentar as causas do problema.
Avanço da erosão
Segundo levantamento citado pela Defesa Civil, a área atingida passou de 990 metros quadrados em 2016 para cerca de 7.600 metros quadrados em 2026. O volume de material erodido já ultrapassa 486 mil metros cúbicos.
A projeção técnica indica que, caso o avanço continue no ritmo atual, a área afetada pode chegar a aproximadamente 15 mil metros quadrados até 2030.
O estudo aponta que o processo está relacionado à combinação de características naturais do solo, que apresenta alta suscetibilidade à erosão, e à ação das chuvas intensas.