Notícias

Cúpula do BRICS no Rio: veja o que abre, o que fecha durante o feriado de julho e quais ruas estarão interditadas

Autoridades recomendam que a população evite circular pelas áreas mais impactadas, como Copacabana, Aterro do Flamengo, Centro, Glória e vias expressas, principalmente nos dias 6 e 7 de julho

Por Agência O Globo - 27/06/2025
Cúpula do BRICS no Rio: veja o que abre, o que fecha durante o feriado de julho e quais ruas estarão interditadas
(Foto: )

A apresentou, nesta sexta-feira, o cronograma de atividades que devem começar a alterar a rotina da cidade por conta da realização da Cúpula de Chefes de Estado do BRICS 2025, que reúne representantes do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e dos novos países-membros. Com encontros previstos entre os dias 30 de junho e 7 de julho, o evento mobiliza diversas regiões da capital fluminense — especialmente a Zona Sul e o Centro — com alterações no trânsito, ponto facultativo decretado e presença de delegações internacionais em hotéis e centros de convenções.

Atenção, passageiros:

Folgão:

A programação começa na segunda-feira, dia 30 de junho, com o Encontro de Sherpas — negociadores responsáveis por preparar as decisões dos chefes de Estado. As reuniões vão até quinta-feira, dia 3 de julho, e ocorrem no Hotel Nacional, em São Conrado.

Já nos dias 4 e 5 de julho, o foco se volta ao Hotel Fairmont, em Copacabana, onde ocorre a Reunião de Ministros de Finanças e do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). A sexta-feira, 4 de julho, inclusive, foi decretada ponto facultativo no município devido ao deslocamento das autoridades e ao reforço no esquema de segurança.

No sábado, 5 de julho, três eventos ocorrem de forma simultânea: o Encontro de Negócios WBA/BRICS, no MAR (Museu de Arte do Rio); o Fórum Empresarial do BRICS, no Píer Mauá; e a continuidade das reuniões do NDB. A expectativa é de intensa movimentação na região do Porto e no Centro, com reforço no patrulhamento, interdições pontuais e presença de delegações internacionais.

A agenda culmina nos dias 6 e 7 de julho, domingo e segunda-feira, com a realização da Cúpula de Líderes do BRICS, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Também nesses dois dias ocorre, no Palácio do Comércio, o encontro dos Jovens Líderes dos BRICS, promovendo diálogos sobre inovação, sustentabilidade e governança.

A segunda-feira, 7 de julho, foi decretada feriado municipal no Rio de Janeiro, em função do ápice das atividades diplomáticas da cúpula.

A realização dos eventos deve impactar especialmente bairros como São Conrado, Copacabana, Flamengo e Centro, que concentram os locais de reuniões e os hotéis que hospedam autoridades e comitivas. O esquema de segurança inclui bloqueios viários, presença das Forças Armadas, uso de barreiras de contenção e monitoramento aéreo com drones e helicópteros.

A prefeitura e os organizadores recomendam que a população evite circular por essas áreas nos dias críticos da programação e reforçam a importância do evento como vitrine internacional para o Rio, que em 2025 é também Capital Mundial do Livro pela Unesco.

— Nossa alegria em receber mais um evento importante. Sempre nessa estratégia de colocar o Rio como uma cidade global. São encontros como esses que colocam a cidade no cenário internacional. São mais de 11 chefes de estados, além dos convidados. A decisão do governo federal foi fazer o Brics no MAN. A dinâmica vai ser muito semelhante com o que aconteceu no G20. A gente espera que os dias maravilhosos e de céu azul no G20 vai acontecer no Brics. Os cariocas compreendem e se orgulham da importância disso --- afirmou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere durante coletiva no Centro de Operações Rio.

Orientação à população

A recomendação das autoridades é clara: evite circular pelas áreas mais impactadas, como Copacabana, Aterro do Flamengo, Centro, Glória e vias expressas, principalmente nos dias 6 e 7 de julho, quando o fluxo de comboio será mais intenso. A expectativa é de revistas, congestionamentos, mudanças em itinerários e presença maciça de agentes de segurança, Forças Armadas e patrulhamento aéreo com drones.

As ações integram o Plano Operacional BRICS Rio 2025, que tem o objetivo de garantir a segurança dos chefes de Estado e comitivas internacionais, sem comprometer a prestação de serviços essenciais à população carioca.

Mudanças na cidade durante a Cúpula dos Brics

As mudanças no Rio para receber a Cúpula dos Brics são muitas. Entre elas, até mesmo no , ao menos para algumas pessoas. A . A data, numa sexta-feira, será um dia a mais de descanso, e se une ao já decretado feriado no dia 7, que cai numa segunda-feira, criando um feriadão de quatro dias no município. O objetivo é reduzir a circulação de veículos e pessoas no Rio durante a reunião.

O Governo do Estado decretou para suas repartições no município do Rio de Janeiro ponto facultativo para o dia 4 de julho e suspendeu expediente no dia 7 em razão do encontro. Os atos valem somente para serviços públicos situados na capital. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira.

As medidas valem para órgãos e entidades da administração pública estadual, incluindo autarquias e fundações, com exceção dos serviços essenciais, como segurança, saúde e demais atendimentos indispensáveis à população. Segundo o governador Cláudio Castro, a decisão tem como objetivo melhorar o fluxo de trânsito na cidade durante o evento e auxiliar na segurança em torno dos locais oficiais.

O Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, está fechado para se preparar e receber a reunião do Cúpula. Embora esteja agendada apenas para os dias 6 e 7 de julho, o espaço já deixou de receber o público em todos os seus ambientes deste a última segunda-feira. A cinemateca, a biblioteca e a cantina retornam às atividades em 15 de julho. Já o bloco expositivo retorna com uma nova mostra no dia 9 de agosto.

Bloqueios e interdições

Durante a passagem das delegações, toda a orla da Zona Sul e Aterro do Flamengo ficará fechada para lazer. Entre os dias 5 e 7 de julho, o bairro de Copacabana terá bloqueios totais e controle de acesso 24h.As principais interdições incluem:

Avenida Atlântica, entre as ruas Rodolfo Dantas e República do Peru

Rua Rodolfo Dantas, totalmente fechada

Rua Prado Júnior, com acesso restrito

Rua República do Peru, parcialmente interditada próximo à Avenida Atlântica

Haverá barreiras móveis com controle de acesso nas seguintes vias:

Avenida Atlântica (entre Bolívar e República do Peru)

Rua Barata Ribeiro

Avenida Nossa Senhora de Copacabana

Nos dias 6 e 7 de julho, entre 6h e 23h, haverá interdições nas seguintes regiões:

Rua do Russel, entorno do MAM

Rua Silveira Martins

Via de acesso ao Aterro do Flamengo

Avenida Rio Branco e Rua Acre, no entorno do Palácio Itamaraty

Rua Sacadura Cabral

Avenida Rodrigues Alves, usada para comboio diplomático

Aterro do Flamengo e Glória

Também entre os dias 6 e 7 de julho, das 6h às 23h, o Aterro do Flamengo terá pistas parcialmente bloqueadas e faixas exclusivas para comboios oficiais, especialmente no trecho em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM).

As ruas de acesso, como a Rua do Russel e a Rua Silveira Martins, estarão controladas e poderão ter desvios. O tráfego de veículos civis será impedido conforme a movimentação das comitivas.

Praça Mauá e Região Portuária

Nos mesmos dias e horários (6 e 7 de julho, das 6h às 23h), a Praça Mauá e áreas adjacentes também estarão sob interdição. As mudanças incluem:

Fechamento do Museu do Amanhã ao público

Controle de pedestres e veículos na Praça Mauá

Bloqueios em trechos da Avenida Rodrigues Alves e Avenida Venezuela

Vias expressas com bloqueios temporários

Nos dias 6 e 7 de julho, vias importantes da cidade terão interdições temporárias, a depender da movimentação das delegações diplomáticas:

Linha Vermelha

Avenida Brasil

Túnel Santa Bárbara

Túnel Rebouças

Túnel Alaor Prata (Túnel Novo)

Essas vias não estarão fechadas o tempo todo, mas serão bloqueadas intermitentemente entre 6h e 23h, podendo causar retenções e desvios sem aviso prévio.

Atividades autorizadas a funcionar durante o feriado

Comércio de rua

Bares, restaurantes e padarias

Hotéis, pousadas e hospedarias

Shoppings, centros comerciais e galerias

Estabelecimentos culturais (teatros, cinemas, bibliotecas)

Pontos turísticos

Indústrias localizadas nas Áreas de Planejamento 3 (Zona Norte), 4 (Barra da Tijuca e Jacarepaguá) e 5 (Zona Oeste)

Empresas jornalísticas, de radiodifusão sonora e produtoras de TV

Empresas que atuam por trabalho remoto