Notícias
Quem é Bob Vylan, duo inglês que defendeu ‘morte’ às forças de Israel em festival e foi banido dos EUA
Dupla da rap perdeu visto e terá que cancelar turnê nos Estados Unidos após cantos considerados antissemitas

A dupla de rap inglesa Bob Vylan está no centro de uma polêmica após liderar gritos contra o exército de Israel durante uma apresentação no lendário festival Glastonbury, na Inglaterra, neste sábado (28).
O episódio aconteceu no sábado, durante a apresentação do grupo de punk-rap, quando os integrantes incentivaram o público a entoar gritos de “morte às Forças de Defesa” do país.
Um dos membros da dupla, Pascal Robinson-Foster, conhecido como Bobby, entoou o canto político “Do rio ao mar, a Palestina será livre, inshallah”. No telão do show, foi exibida a mensagem "Palestina livre. A ONU chamou de genocídio".
Bob Vylan: Dupla teve visto revogado
A repercussão levou o Departamento de Estado dos EUA a anunciar a revogação dos vistos da banda. “Estrangeiros que glorificam violência e ódio não são bem-vindos ao nosso país”, afirmou o vice-secretário Christopher Landau.
Com isso, a turnê que teria início nos próximos meses, com shows previstos em cidades nos EUA, será suspensa. Além disso, a United Talent Agency (UTA), responsável pela dupla, abriu mão de representá-los pouco depois do incidente
Na segunda (30), a BBC, que transmitia o festival ao vivo, pediu desculpas por não ter retirado a transmissão do ar, e chamou os comentários de “profundamente ofensivos”. A organização doo festival também se manifestou contra o episódio, afirmando que a dupla “passou dos limites”.
“Não há lugar para antissemitismo, discurso de ódio ou incitação à violência no Glastonbury”, diz a nota.
A polícia britânica abriu uma investigação para apurar se houve incitação à violência ou discurso de ódio durante o show.
O episódio causou forte repercussão também entre o público e organizações judaicas, que criticaram a mensagem transmitida no festival.
Quem é Bob Vylan?
Em resposta à repercussão, o vocalista Bobby Vylan publicou em sua conta no Instagram: “Disse o que disse”. No post, ele argumentou que é essencial ensinar as futuras gerações a “falar sobre as mudanças que desejam” e defendeu sua postura política.
A banda britânica foi formada em 2017, na cidade de Ipswich, pelo vocalista e guitarrista Bobby Vylan (nome real Pascal Robinson-Foster) e pelo baterista Bobbie Vylan, que usam os nomes artísticos para preservar a privacidade. Eles se autodenominam “the Bobs”. O duo mistura punk, rap, grime e hardcore em suas músicas e é conhecido por seu discurso politizado e antissistema.
O grupo já lançou quatro álbuns — o mais recente, Humble as the Sun (2024), saiu pelo selo Ghost Theatre.