Notícias

França e Alemanha instam a UE a negociar com os EUA após anúncio de tarifas

O presidente Emmanuel Macron disse que o bloco europeu deve se preparar para anunciar medidas de retaliação contra taxação imposta por Trump

Por Agência O Globo - 12/07/2025
França e Alemanha instam a UE a negociar com os EUA após anúncio de tarifas
(Foto: )

Alemanha

França

União Europeia

Estados Unidos

Donald Trump

impor tarifas de 30% a partir de 1º de agosto sobre produtos europeus.

'Taco trade':

Tarifa ou sanção?

O presidente francês, , expressou a “enérgica desaprovação” de seu país diante do anúncio de seu homólogo americano , acrescentando que UE deve se preparar para retaliar os Estados Unidos com contramedidas às tarifas de Trump.

Ao lembrar que a UE vem negociando com Washington há várias semanas “com base em uma proposta sólida e de boa fé”, Macron afirmou que “cabe mais do que nunca à Comissão afirmar a determinação da União em defender categoricamente os interesses europeus”.

O presidente francês pediu à Comissão Europeia, encarregada das negociações em nome dos 27 Estados-membros da UE, que “acelere a preparação de contramedidas críveis, mobilizando todos os instrumentos à sua disposição”, “caso não se chegue a um acordo com o governo dos Estados Unidos antes de 1º de agosto”.

Por sua vez, a ministra da Economia da Alemanha, Katherina Reiche, pediu à UE que “no tempo que resta, negocie de maneira pragmática uma solução com os EUA que se concentre nos principais pontos de conflito”.

Estratégia:

A Alemanha está na linha de frente das repercussões da ofensiva comercial dos EUA, pois sua economia depende fortemente das exportações para a maior economia do mundo, especialmente nos setores químico, farmacêutico, automotivo, siderúrgico e de fabricação de máquinas.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o bloco “tomou conhecimento” da carta de Trump e alertou que as tarifas de 30% que os EUA anunciaram sobre os produtos europeus . Os embaixadores do bloco estão programados para se reunir no domingo para discutir a situação comercial.

“Continuamos prontos para trabalhar em direção a um acordo até 1º de agosto”, disse von der Leyen em comunicado. “Ao mesmo tempo, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger os interesses da UE, incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário.”

Hillary Clinton:

Reagindo à mensagem do presidente americano publicada em sua plataforma Truth Social, a Federação das Indústrias Alemãs (BDI) pediu que EUA e UE 'encontrem soluções' sobre tarifas e alertou que a

Na Itália, o principal sindicato agrícola do país, Coldiretti, estimou que as tarifas de 30% anunciadas por Trump podem custar às famílias americanas e à indústria agroalimentar italiana até € 2,3 bilhões (US$ 2,68 bilhões).