Notícias
Ucrânia mata agentes russos suspeitos de assassinar coronel em Kiev
Ivan Voronich era parte de unidade de elite e foi morto a tiros

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) informou neste domingo (13) que matou dois agentes russos suspeitos de assassinar um oficial ucraniano em Kiev. A operação, que contou com apoio da Polícia Nacional, ocorreu dias após o assassinato de Ivan Voronych morto a tiros na quinta-feira em um atentado que as autoridades classificam como execução coordenada pelos serviços secretos russos.
Rússia lança mais de 600 drones e mísseis contra a Ucrânia,
Ataque israelense
De acordo com o SBU, os suspeitos — um homem e uma mulher — estavam escondidos na região de Kiev após o crime e foram localizados por meio de ações de contrainteligência. Durante a tentativa de prisão, os dois reagiram, houve troca de tiros e ambos foram mortos no local. “O esconderijo do inimigo foi descoberto. Durante a prisão, houve confronto armado e os bandidos foram eliminados”, afirmou o chefe da agência, Vasyl Malyuk.
O SBU também revelou que os agentes haviam recebido instruções do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) para monitorar a rotina de Voronych antes da execução. Uma arma com silenciador os esperava em uma casa segura, onde o plano teria sido finalizado.
O assassinato do oficial ucraniano acontece em meio à intensificação dos ataques russos em várias regiões da Ucrânia. Apenas nesta semana, o país foi alvo do maior e do segundo maior ataque com drones desde o início da guerra, que já dura mais de três anos.