Notícias
Saúde mobiliza ações para prevenção e combate às hepatites virais

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), está promovendo uma série de ações durante o Julho Amarelo — mês dedicado à prevenção e combate às hepatites virais.
A campanha tem como foco principal a conscientização da população e dos profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites, com atividades que incluem testagens rápidas, palestras e rodas de conversa.
Na última semana, a programação contou com palestra sobre hepatites realizada com a equipe interprofissional da UPA Benedito Bentes e rodas de conversa com profissionais de saúde dos Distritos Sanitários I, II, III, V e VIII, em encontros no II Centro de Saúde, no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e na Unidade de Saúde Flexal. Também já foi realizada uma primeira ação de testagem rápida da campanha, no Shopping Pátio, que atendeu 70 pessoas e realizou 280 testes, para hepatites e outras ISTs.
De acordo com Tereza de Carvalho, técnica da Coordenação de ISTs da SMS, a campanha reforça a necessidade de manter o tema em pauta o ano inteiro:
“A prevenção das hepatites virais deve ser contínua. Essas ações são fundamentais para ampliar o acesso à informação, ao diagnóstico e ao cuidado com a saúde. O trabalho que realizamos é permanente, mas intensificado na campanha”, relatou a técnica.
A programação segue nos próximos dias com diversas atividades:
17/07 – Testagem na Justiça Federal (manhã);
21/07 – Testagem no Hospital Universitário (manhã);
22/07 – Testagem no Tribunal de Justiça (manhã);
23/07 – Testagem na Pestalozzi (manhã e tarde);
25/07 – Roda de conversa com movimentos sociais sobre prevenção das hepatites (14h, auditório do Palácio do Governador);
28/07 – Dia D: Testagem rápida em todas as Unidades de Saúde de Maceió e ação especial no Maceió Shopping;
29/07 – Seminário “Elimina Hepatites” no Auditório João Sampaio (Cesmac), das 8h às 14h.
A SMS reforça que todas as ações são gratuitas e abertas ao público, com foco na promoção da saúde e na ampliação do acesso ao diagnóstico precoce, essencial para o controle das hepatites virais em Maceió.