Notícias

'Guerreiros do final de semana': exercícios feitos duas vezes na semana reduzem risco de morte em diabéticos, aponta novo estudo

Segundo pesquisa, esse grupo de pessoas tem 21% menos probabilidade de morrer precocemente de qualquer causa do que seus colegas que não se exercitam

Por Agência O Globo - 26/07/2025
'Guerreiros do final de semana': exercícios feitos duas vezes na semana reduzem risco de morte em diabéticos, aponta novo estudo
Exercício físico. (Foto: O Globo)

As diretrizes de exercícios recomendam que as pessoas pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana para manter a saúde, que podem incluir: caminhada rápida, ciclismo lento, ioga ativa, dança de salão e jardinagem em geral.

No entanto, nem sempre é possível encontrar esse tempo durante a semana em meio à correria do dia a dia. Um novo estudo, publicado no Annals of Internal Medicine, mostrou que uma rotina de exercícios de "guerreiro de fim de semana" pode reduzir o risco de morte prematura de diabéticos.

“Guerreiros de fim de semana” são aquelas pessoas que fazem todos os exercícios semanais recomendados em uma ou duas sessões. Segundo a pesquisa, liderada por Zhiyuan Wu, pesquisador de pós-doutorado na Harvard TH Chan School of Public Health, em Boston, os diabéticos que recorrem a apenas duas sessões por semana têm 21% menos probabilidade de morrer precocemente de qualquer causa do que seus colegas que não se exercitam.

Eles também tinham 33% menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas.

"Essas descobertas reforçam a importância de padrões flexíveis de atividade física para pessoas com diabetes, pois podem melhorar a sensibilidade à insulina e o controle glicêmico, especialmente para aqueles que enfrentam barreiras para manter exercícios regulares de rotina", concluiu a equipe de pesquisadores.

Os cientistas analisaram dados coletados de quase 52.000 pessoas com diabetes entre 1997 e 2018 como parte da Pesquisa Nacional de Entrevistas de Saúde conduzida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. A pesquisa incluiu perguntas sobre os padrões de exercícios das pessoas. Os pesquisadores compararam esses dados com os dados de certidões de óbito de 2019 para verificar se a atividade física fazia diferença.

A equipe descobriu que os treinos de "guerreiro de fim de semana" não apenas reduziram o risco de morte prematura, como também pareceram ser mais eficazes do que exercícios regulares espaçados três ou mais vezes ao longo da semana.

Os resultados ainda mostraram que pessoas com diabetes que seguiram as diretrizes de exercícios com três ou mais treinos curtos semanais tiveram um risco 17% menor de morte por qualquer causa e 19% menor de morte relacionada ao coração, em comparação com aquelas que não se exercitaram.

Os pesquisadores afirmam que mais estudos devem ser feitos para monitorar de forma mais abrangente a atividade física diária das pessoas, incluindo os exercícios que elas podem fazer como parte do trabalho ou trajeto.

Tags