Notícias

The Town: estação de trem desativada há 30 anos será reaberta para acesso de passageiros por caminho 'expresso’

Instalação do serviço teve investimento de mais de R$ 1 milhão, diz ViaMobilidade

Por Agência O Globo - 27/08/2025
The Town: estação de trem desativada há 30 anos será reaberta para acesso de passageiros por caminho 'expresso’
(Foto: )

A estação da CPTM Cidade Dutra, fechada há três décadas, será reaberta nas datas do festival The Town — que acontece, em São Paulo, nos dias 6,7, 12, 13 e 14 de setembro — para acesso dos passageiros que pegaram a modalidade de trem expresso para chegar ao festival. O serviço será novamente suspenso ao fim doevento.

De acordo com a ViaMobilidade, concessionária responsável pelas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a saída do trem expresso fica a 500 metros, cerca de 10 minutos de caminhada, do portão G do Autódromo de Interlagos.

A concessionária afirmou, em nota, que “a estrutura temporária da estação contará com plataforma provisória, rampa de acessibilidade, sanitários, sistema de vigilância com câmeras e agentes treinados, além de sinalização e comunicação visual específicas para o festival”

A ideia principal é separar os dois serviços, expresso (direto de algumas estações até os arredores do Autódromo de Interlagos) e regular (parando por todo trajeto da linha 9-Esmeralda).

Para o funcionamento “regular”, a linha 9-Esmeralda seguirá com acesso próximo a Interlagos por meio da estação Autódromo, com operação 24 horas nos dias de festival.

O trem expresso do The Town custará R$ 35 (ida e volta). São dois trajetos possíveis, partindo de Pinheiros, passando por Morumbi-Claro ou Barueri, passando por Pinheiros.Ambas encerram sua jornada na estação Cidade Dutra.

As partidas de Pinheiros (que conectam as duas rotas) acontecem a cada 30 minutos. Da estação Barueri, a cada 1h. A venda de tickets para a viagem ocorre pelo site da ViaMobilidade.