Notícias
Programa Olhar da Gente chega a Ibateguara e realiza mais de mil triagens
Município é o quinto contemplado com cirurgias de catarata que serão realizadas na próxima semana no Hospital da Cidade

O programa Olhar da Gente chegou a mais um município alagoano, nesta sexta-feira (12). Desta vez, foi a cidade de Ibateguara a beneficiada com 1.100 triagens para cirurgias de catarata no Hospital da Cidade. A iniciativa, executada pela Prefeitura de Maceió, tem garantido atendimento rápido e acessível, devolvendo qualidade de vida e dignidade para as pessoas.
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, destaca a celeridade do programa. “Hoje, fazemos as triagens, durante a semana os exames pré-operatórios e daqui a oito dias já temos os procedimentos cirúrgicos no maior e mais moderno hospital público de Alagoas. É uma grande emoção poder devolver a dignidade e qualidade de vida a essas pessoas”, comemora.
LEIA TAMBÉM: Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária em União dos Palmares está com inscrições abertas
Vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos é ampliada até dezembro
Maria Josefa da Conceição, moradora de Ibateguara, também comemora a chegada do programa ao município onde reside. “Estou muito feliz, vai ser maravilhoso poder voltar a enxergar bem. Já vou sair daqui com cirurgia marcada, sem precisar esperar por nada. Agradeço a todos os responsáveis pelo programa”, relata.
Eliziane Vieira, secretária de Saúde de Ibateguara, revela a felicidade de ter o município contemplado. "Esse é um momento muito importante para nossa cidade e a chegada do Olhar da Gente vai garantir saúde e qualidade de vida ao nosso povo",pontua.
Próximos passos
Após a triagem desta sexta-feira, os pacientes de Ibateguara farão as cirurgias no próximo fim de semana em Maceió, no Hospital da Cidade, contando com todo o cuidado necessário, com exames pré-operatórios, cirurgias, pós-operatório e entrega de óculos escuros e medicamentos.
A senadora Eudócia Caldas, que esteve presente na triagem dos pacientes, destaca que é uma honra poder contribuir com esse importante projeto para a melhoria de vida de tantas pessoas. "As pessoas vão passar por oftalmologistas, diagnóstico e se for caso de catarata, ser submetido à cirurgia. Poderão voltar a enxergar e com isso devolvemos sua dignidade e autonomia de voltar a trabalhar, cuidar de casa, dos filhos, dos netos", informa.
Para a segunda fase do programa, com execução direta da Prefeitura de Maceió, e apoio do SUS e do Ministério da Saúde, foram investidos R$ 9,8 milhões e a realização de 10 mil cirurgias. Foram contemplados os municípios de São José da Laje, Flexeiras, Satuba e Maragogi.