Notícias

Você nunca mais vai guardar batata na geladeira depois de saber disso

Especialistas alertam que o frio aumenta a formação de açúcares e pode gerar acrilamida, substância considerada cancerígena

Por Narciso Barone 02/10/2025
Você nunca mais vai guardar batata na geladeira depois de saber disso
Você nunca mais vai guardar batata na geladeira depois de saber disso (Foto: Freepik)

Guardar batata crua na geladeira pode parecer uma boa forma de conservar o alimento por mais tempo, mas, na prática, essa escolha pode alterar seu sabor, sua textura e até trazer riscos à saúde. A principal preocupação está na formação de acrilamida, uma substância classificada como potencialmente cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que acontece quando a batata vai para a geladeira

Quando exposta a temperaturas muito baixas, a batata passa por uma transformação química: o amido se converte mais rapidamente em açúcares simples. Esse processo, chamado de “adoçamento a frio”, pode deixar a batata com gosto adocicado e modificar sua cor quando é frita ou assada.

O problema é que esses açúcares extras, em contato com altas temperaturas, reagem com aminoácidos presentes no alimento e dão origem à acrilamida, formada principalmente em preparações como frituras, assados e até pães.

Veja as últimas notícias

O que é a acrilamida e por que preocupa

A acrilamida é uma substância química que surge naturalmente em alguns alimentos ricos em amido quando são cozidos acima de 120 °C. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), ela é classificada como um “provável agente cancerígeno para humanos”.

Leia também: O que pode acontecer com sua visão se você coçar os olhos com frequência

Embora não haja comprovação direta de que o consumo eventual represente um risco imediato, especialistas alertam que a exposição frequente deve ser reduzida ao máximo. Além de batatas fritas, a acrilamida pode aparecer em biscoitos, pães, bolachas e café.

Como armazenar batatas corretamente

Para evitar a formação da acrilamida em excesso, a recomendação é simples: não guarde batatas cruas na geladeira. O ideal é deixá-las em:

Local fresco, seco e bem ventilado, como despensas ou armários.
Caixas de papelão ou sacos de papel, que ajudam a evitar a umidade.
Ambientes escuros, já que a luz pode deixar a batata esverdeada e aumentar a presença de solanina, outro composto tóxico.
Além disso, não é indicado guardar batatas junto com cebolas, pois os gases liberados por ambas aceleram o processo de deterioração.

Leia também: Saiba como o sarampo é transmitido e entenda a evolução dos sintomas

Guardar batata na geladeira pode parecer uma forma de conservação, mas acaba comprometendo o alimento e aumentando o risco de formação de substâncias nocivas quando preparado em altas temperaturas. Para garantir segurança e qualidade, o melhor é optar por um armazenamento adequado em local fresco e protegido da luz.

Siga-nos no

Google News
Tags