MEC cria cinco mil novas vagas de graduação em cursos de tecnologia já para o Enem 2025; saiba quais
Segundo Camilo Santana, MEC já está autorizando contratação de novos professores para a abertura desses cursos

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira a criação de cinco mil novas vagas em cursos de educação superior que serão disponibilizadas já a partir de 2026. De acordo com o ministério, elas serão voltadas para áreas de tecnologia, como biotecnologia, engenharia, robótica e inteligência artificial.
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 9 e 16 de novembro. Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), quando os candidatos escolhem quais cursos concorrerão, está previsto para o começo de 2026.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa mostra que 79% dos alunos no final do ensino médio sofrem algum sintoma de depressão ou ansiedade
Mais da metade dos professores brasileiros usa IA no trabalho, diz pesquisa internacional
— Nós temos discutido com reitores das universidades a respeito da necessidade de a gente ofertar cursos mais conectados com o mundo atual do trabalho, na área da ciência, tecnologia, engenharia, matemática, que traga robótica, inteligência artificial e novas matrizes energéticas que hoje nós estamos discutindo no mundo inteiro. Então, é inovar e ofertar dentro das nossas instituições cursos conectados com o atual mundo do trabalho — afirmou o ministro durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT).
Segundo ele, cada universidade e cada Instituto Federal está definindo quais serão os novos cursos e o MEC já está autorizando vagas de novos professores para a abertura desses cursos.
— Com o resultado da nota do Enem, a gente já quer ofertar essas vagas para que os estudantes possam escolher esses novos cursos que serão iniciados a partir do ano que vem — diz o ministro.