Secretário de Estado da Saúde participa de acolhimento a mulheres que tratam o câncer de mama

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, participou, na quarta-feira (15), de um momento de acolhimento especialmente preparado para as pacientes que tratam câncer de mama no Centro de Oncologia do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. A iniciativa acontece em alusão à campanha Outubro Rosa e reforça o cuidado humanizado garantido aos pacientes em tratamento oncológico.
A programação contou com música ao vivo, massagem relaxante e momento de cuidado com a beleza para as mulheres que faziam quimioterapia ao longo do dia. O titular da Sesau ressaltou a importância do funcionamento do Centro de Oncologia do Hospital Metropolitano de Alagoas, criado para atender a demanda reprimida de pacientes que necessitavam de acesso ao tratamento contra o câncer em Alagoas.
 (2).jpg)
"Por determinação do governador Paulo Dantas, nós criamos esse espaço dentro do Hospital Metropolitano para atender a demanda reprimida que tínhamos aqui no Estado. Hoje temos a satisfação de encontrá-lo em pleno funcionamento, com os pacientes felizes e muito bem atendidos. Estamos trabalhando por Alagoas com o coração para cuidar das pessoas”, completou o gestor da saúde estadual.
Autoestima
A paciente Eveline Machado, de 50 anos, iniciou o tratamento contra o câncer por quimioterapia no mês de maio. Na quarta-feira (15) ela participou da ação de humanização promovida pelo Centro de Oncologia do Hospital Metropolitano de Alagoas e aprovou a iniciativa da equipe multidisciplinar, que, de acordo com ela, elevou sua autoestima. “Aqui sou atendida por uma ótima equipe, que me trata com respeito, carinho e muito amor. O tratamento com quimioterapia é muito difícil e doloroso, mas estou vencendo um dia após o outro e com esse momento tão especial senti minha autoestima renovada”, relatou Eveline Machado.
Importância do serviço
Presente ao evento, a coordenadora médica de Oncologia da Sesau, Rafaella Toledo, ressaltou a importância do serviço para os alagoanos. “Inúmeras pacientes vêm sendo beneficiadas com todo suporte em oncologia, graças ao trabalho desenvolvido através desse Centro, que já é referência em Alagoas. O nosso maior objetivo é salvar vidas, oferecendo a realização dos principais exames, diagnósticos, estadiamento do paciente com câncer e, quando necessária, a quimioterapia”, destacou.
 (3).jpg)