Notícias

Procon Alagoas realiza Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas

Por Agência Alagoas 04/11/2025
Procon Alagoas realiza Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas
Mutirão representa uma oportunidade para que os consumidores consigam reorganizar suas finanças (Foto: Ascom Procon/AL)

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) inicia, nesta quinta-feira (6), o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, na Central Já! do Maceió Shopping.

A ação é realizada em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país. Mais de 160 instituições financeiras participam com condições especiais, como parcelamentos facilitados, descontos nos valores das dívidas e juros reduzidos para refinanciamento, conforme a política de cada banco. 

LEIA TAMBÉM: MST e Mãos Solidárias lançam campanha para construção de rede de bibliotecas populares em Alagoas

Uneal abre inscrições para transferência externa e reopção interna

As negociações abrangem débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso, desde que não tenham bens em garantia ou dívidas prescritas.

Segundo o diretor-presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio, o mutirão representa uma oportunidade para que os consumidores consigam reorganizar suas finanças e evitem o superendividamento.

“Essa é uma ação nacional que busca aproximar o cidadão das instituições financeiras, criando um ambiente de diálogo e conciliação. O Procon/AL estará presente para orientar e garantir que as negociações aconteçam de forma justa e transparente”, afirmou.

O atendimento no mutirão acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até o dia 21 de novembro. Para ser atendido, o consumidor deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovantes da dívida, como faturas, contratos ou extratos.

O Procon/AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 151, por mensagens via WhatsApp (82) 98883-7586 ou de forma presencial, mediante agendamento, pelo site.