Notícias

MST e Mãos Solidárias lançam campanha para construção de rede de bibliotecas populares em Alagoas

Homenageando Paulo Freire, a iniciativa pretende construir bibliotecas nas periferias de Maceió e em comunidades rurais de todo o estado

Por Assessoria 04/11/2025
MST e Mãos Solidárias lançam campanha para construção de rede de bibliotecas populares em Alagoas
Crianças beneficiadas pela ação. (Foto: Reprodução)



Com o objetivo de fortalecer a luta pelo direito à literatura no campo e na periferia, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a partir do Coletivo Mãos Solidárias, inicia uma campanha em Alagoas para organização de uma rede de bibliotecas: a Rede de Bibliotecas Populares Paulo Freire.

A iniciativa tem o objetivo de consolidar espaços físicos nas periferias de Maceió e em assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária com um conjunto de exemplares de livros de literatura e atividades culturais nas comunidades no próximo período.

“Nosso objetivo é construir inicialmente uma ampla campanha de arrecadação de livros de literatura em todas as regiões de Alagoas e, a partir disso, construir processos de organização e construção das nossas bibliotecas”, explicou Jislaine Maciel, que integra a equipe de organização da Rede de Bibliotecas.

De acordo com Jislaine, a campanha pretende ainda fortalecer uma articulação de voluntários e voluntárias em todo o estado para contribuírem na construção e manutenção das bibliotecas junto às comunidades.

“Este será um processo de mobilização permanente, onde queremos desde a arrecadação dos livros aos momentos de atividade de roda de leitura, por exemplo, constituir um grande movimento em defesa do direito à literatura no campo e na cidade”, comentou Jislaine.

As primeiras bibliotecas a serem construídas serão vinculadas às turmas da Jornada de Alfabetização de Jovens e Adultos nas Periferias de Maceió, onde através do Mãos Solidárias, mais de 70 turmas estão organizadas em bairros da capital alagoana.

“Essa articulação das Bibliotecas é, na verdade, uma continuidade das nossas ações nas periferias de Maceió. Nossas turmas estão nas fases finais da Jornada de Alfabetização e nós queremos que o estudo e a cultura, a partir da literatura, sejam permanentes nesses territórios organizados”, sinalizou Lucas Nunes, da coordenação do Mãos Solidárias.

Saiba mais sobre a campanha, como contribuir e os pontos de arrecadação de livros: https://www.instagram.com/bibl... ou [email protected]