Notícias

Saúde reforça prazo final para envio da Avaliação Externa da Qualidade 2025

Profissionais têm até 27 de novembro para concluir a rodada prática do AEQ-TR; participação é obrigatória para quem executa testes rápidos no município

Por Prefeitura de Maceió 19/11/2025
Saúde reforça prazo final para envio da Avaliação Externa da Qualidade 2025
Profissionais têm até 27/11 para enviar os resultados da rodada prática do AEQ-TR. (Foto: Ascom SMS)

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), reforça aos profissionais inscritos no Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) que o prazo final para envio das respostas da rodada prática 30 AEQ-TR B termina no dia 27 de novembro de 2025, às 23h59min(horário de Brasília).

A iniciativa, de caráter educativo e não punitivo, tem como objetivo qualificar o desempenho dos laboratórios e serviços de saúde na execução dos testes diagnósticos.

A SMS destaca a importância da participação de todas as pessoas cadastradas que receberam o kit para execução da rodada prática. Unidades que receberam os materiais, mas não registrarem participação(100% de abstenção), serão descadastradas do programa AEQ-TR e não receberão a próxima rodada prevista para o exercício de 2026.

A obrigatoriedade está alinhada à  Instrução Normativa nº 1/2025, que estabelece que todos os profissionais que executam testes rápidos no município devem participar da Avaliação Externa da Qualidade, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde.

Para registrar os resultados, cada participante deve acessar o site do programa (http://qualitr.paginas.ufsc.br/), clicar em “Inserir Resultados” > “30 AEQ-TR B”, localizado no canto inferior esquerdo da página. Em seguida, será direcionado ao novo Portal AEQ-TR, onde poderá acessar sua Área do Participante, utilizando CPF como usuário e a senha cadastrada.

“A adesão ao processo é fundamental para garantir a qualidade, a segurança e a confiabilidade da testagem rápida realizada no município” , informa a técnica da coordenação de Prevenção e Controle das ISTs da SMS, Teresa Carvalho.

Confira aqui a Instrução Normativa nº 1/2025

Tags