Em 2025, Brota na Grota promove transformação e inclusão social com mais de 200 mil atendimentos em Maceió
Ações do programa beneficiam maceioenses com qualificação. trabalho, obras de infraestrutura e acesso a benefícios socioassistenciais
O Brota na Grota, iniciativa da Prefeitura de Maceió que leva serviços públicos para comunidades vulneráveis, promovendo inclusão social e desenvolvimento urbano, encerra 2025 com números expressivos e novas parcerias que marcam o compromisso da Prefeitura de Maceió com quem mais precisa.
Durante todo o ano, o programa realizou mais de 60 ações itinerantes cobrindo inteiramente a capital alagoana, alcançando a marca histórica de 250 mil atendimentos. Com investimento superior a R$ 150 milhões, o Brota na Grota chegou a 100% das comunidades de Maceió e esteve presente em mais de 80% das áreas consideradas mais vulneráveis da cidade. Segundo o Censo do IBGE de 2022, há um total de 192 áreas de favelas na capital alagoana, sendo 94 grotas.
A força do programa está na articulação entre mais de 10 secretarias municipais, garantindo atendimento integral à população. Só a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais de 22.000 atendimentos durante as ações itinerantes, levando cuidado e prevenção para dentro das comunidades.
A Secretaria de Desenvolvimento Social atendeu quase 10 mil pessoas, sendo que destas, mais de seis mil realizaram atualizações do Cadastro Único ou novos cadastros, garantindo acesso a programas sociais e benefícios socioassistenciais. O Restaurante Popular distribuiu mais de seis mil quentinhas durante as ações, garantindo comida de qualidade para os moradores das comunidades que estavam nos eventos.
Emprega Maceió: Portas abertas para o futuro
Entre os serviços oferecidos pelo programa, o Emprega Maceió, através do Sine Municipal, tem sido fundamental para conectar moradores das comunidades com oportunidades de trabalho. A história de Elayne Leandra, 19 anos, moradora do bairro do Jacintinho, demonstra bem o poder que o programa tem de dar novas oportunidades para quem mais precisa.
Elayne participou de uma edição do programa, na grota do Cigano e conseguiu uma oportunidade de emprego de forma ágil. "Minha sogra ligou para mim e falou que estava tendo esse projeto. Aí eu fui lá, eles marcaram minha entrevista", contou.
O processo foi rápido. Após a entrevista no Eustáquio Gomes, Elayne foi encaminhada para a loja Abys, no Centro, e depois transferida para a unidade da Rua Cleto Campelo, no Jacintinho, perto de onde mora.
"Fiquei surpresa porque foi tudo muito rápido. Foi um processo bem ágil", relata Elayne, que hoje trabalha como vendedora e vislumbra novas possibilidades de crescimento profissional. "Aqui, a gente não só aprende novas coisas, mas também tem a possibilidade de subir de etapa. Hoje, eu sou vendedora, mas um mês depois posso ser gerente, subgerente. Aqui, eles dão muitas oportunidades", destacou.
Para a jovem, que estava desempregada, a oportunidade chegou na hora certa. "Para mim, uma jovem de 19 anos, que já está planejando o futuro com o meu noivo, foi bom demais essa oportunidade. Me ajudou demais. Eu indicaria muito, porque vale muito a pena. É um programa que realmente transforma", aconselhou para quem ainda não conhece o programa.
Tech Massa: Inovação e Inclusão Digital nas grotas
Uma das novidades de 2025, foi a ação conjunta, inédita, entre o Brota na Grota e o Tech Massa, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação Digital (SedigiI). O caminhão-escola passou a integrar as ações itinerantes, levando oficinas gratuitas sobre empreendedorismo digital e ferramentas tecnológicas como Excel, Canva, criação de currículo, redes sociais e ChatGPT.
A estreia da iniciativa foi no bairro do São Jorge, marcando o início de uma colaboração que emitiu 650 certificados para jovens e adultos se profissionalizarem, abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho e promovendo desenvolvimento econômico nas comunidades.
Para o coordenador do Brota na Grota, Sérgio Miranda, a chegada do Tech Massa reforçou o compromisso de levar oportunidades reais para as áreas mais vulneráveis da capital. "Agora, podemos dizer que estão realmente brotando futuros empreendedores nas grotas. São pessoas capacitadas por cursos tecnológicos, que vão transformar a realidade das comunidades mais vulneráveis de Maceió", destacou.
Augusto Rocha, diretor de Cidade Inteligente da Sedigi, comemorou o sucesso da parceria na primeira participação conjunta. "Estamos muito felizes com essa união do Tech Massa com o Brota na Grota. Essa parceria certamente será duradoura e vai expandir para mais bairros, levando inclusão digital e oportunidades para todo maceioense", afirmou.
Qualificação e bem-estar animal
Em parceria com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, foram realizadas mais de 600 castração de felinos, promovendo o cuidado responsável com os animais e contribuindo para a saúde pública das comunidades.
Infraestrutura que dignifica
Além dos serviços itinerantes, 2025 foi marcado por importantes entregas de infraestrutura urbana, que transformaram diversos bairros da cidade. Foram entregues novas praças no Conjunto Primeiro de Junho e duas praças no Conjunto Carminha, além da Praça Novo Jardim, criando espaços de lazer e convivência para as famílias e moradores das regiões. A Vila Brejal ganhou uma área de esportes, incentivando a prática de atividades físicas e o bem-estar da comunidade.
Várias grotas receberam infraestrutura de mobilidade urbana com entregas de escadarias, corrimãos, pontilhões e passeios, garantindo segurança e acessibilidade para os moradores.
O Brota na Grota consolida-se como uma política pública efetiva de inclusão social, levando cidadania, oportunidades e qualidade de vida para todos os cantos de Maceió, especialmente para aqueles que historicamente foram invisibilizados pelo poder público e que agora na gestão do prefeito JHC e do vice-prefeito, Rodrigo Cunha, tornaram-se cidadãos com acesso a políticas públicas na porta de casa.







