Em 2025, cooperativas que atuam em Maceió recolheram mais de 1.900 toneladas de recicláveis
Trabalho evita descarte irregular de resíduos e protege meio ambiente de materiais que possuem longos períodos para decomposição, como plásticos, vidros e metais
A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) atingiu a marca de 1.915 toneladas de recicláveis recolhidas durante o ano de 2025. Para atingir o objetivo, a parceria com as cinco cooperativas que atendem a capital foi fundamental. O trabalho conta com o apoio da Coopvila, Cooplum, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes.
Atualmente, as cooperativas são responsáveis pela coleta seletiva porta a porta em mais de 50 mil residências de Maceió, evitando que esses materiais acabem sendo descartados de forma irregular pela população.
As cooperativas também trabalham no recolhimento dos resíduos nos 32 Pontos de Entrega Voluntária(PEVs), espalhados pelas principais vias e praças de Maceió.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, afirmou que o órgão tem realizado ações para ampliar os serviços e, consequentemente, o quantitativo de resíduos recolhidos. “Temos realizado atividades de educação ambiental e de recolhimento de recicláveis. Queremos que esse trabalho seja ampliado e o retorno seja ainda maior. Com isso, iremos diminuir o descarte irregular pela cidade e continuar a preservação do meio ambiente”, disse.
O número registrado este ano ultrapassou em 12% o total recolhido em 2024. Mantendo a continuidade das ações de educação ambiental e a coleta seletiva, a Alurb pretende superar a marca alcançada a cada ano, ampliando a geração de renda das 170 famílias de cooperadas.
Recicla Maceió
Um dos responsáveis por impulsionar a coleta seletiva na capital foi o Recicla Maceió. O projeto consiste em percorrer bairros da capital alagoana que possuem baixa adesão à coleta seletiva com atividades de educação ambiental e coleta de recicláveis. As visitas orientam sobre a importância e a responsabilidade do cidadão sobre o tema, alterando o pensamento das pessoas beneficiadas com a iniciativa, que ganham um adesivo em sua residência, informando que agora aderem à coleta.
