Notícias

Verão Massayó 2026 gera inclusão, renda e desenvolvimento para Maceió

Evento fortalece turismo, economia criativa e compromisso social com acessibilidade e sustentabilidade

Por Prefeitura de Maceió 09/01/2026
Verão Massayó 2026 gera inclusão, renda e desenvolvimento para Maceió
Festival promove desenvolvimento sustentável de Maceió. (Foto: Arquivo Secom Maceió)

O Verão Massayó 2026 reafirma seu papel como um dos maiores eventos do calendário cultural de Maceió, indo muito além dos grandes shows e da programação multicultural. O festival se consolida como uma iniciativa estratégica que movimenta a economia, fortalece o turismo e promove ações concretas de inclusão social e sustentabilidade ambiental.

A partir desta sexta-feira (9), Maceió volta a ser palco de um evento que atrai milhares de moradores e turistas, aquecendo setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e serviços. Festivais desse porte impulsionam a economia criativa, geram empregos diretos e indiretos e projetam a capital alagoana como um destino turístico dinâmico, inovador e acolhedor.

Além dos shows, o Verão Massayó promove também iniciativas inovadoras para maceioenses e visitantes. Novamente, o evento reforça seu compromisso social ao integrar ações que garantem acessibilidade, cuidado com as pessoas e respeito ao meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem e devem caminhar junto com o desenvolvimento sustentável.

Inclusão e cuidado com as pessoas

Por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), a Prefeitura de Maceió promove uma série de ações voltadas à inclusão e ao bem-estar do público. Entre os destaques está a sala sensorial que funcionará no estacionamento do Jaraguá, anexa ao Camarote PCD, nos dias 9, 10 e 11, além de 17, 18 e 19 de janeiro.

O espaço foi pensado, principalmente, para pessoas neurodivergentes, como pessoas autistas ou com sensibilidade sensorial, que podem se sentir desreguladas em ambientes com sons altos, luzes intensas e grande circulação de pessoas. Com estímulos reduzidos, estrutura acessível e sinalização adequada, a sala oferece um ambiente de acolhimento e autorregulação.

A iniciativa, realizada em parceria com a Clínica Ciclos, contará com o apoio de profissionais capacitados, como terapeutas ocupacionais e psicólogos, garantindo suporte a quem necessitar. Além do público neurodivergente, a sala sensorial também estará disponível para qualquer pessoa que precise de um momento de calma, incluindo aquelas que enfrentam crises de ansiedade.

O festival também disponibiliza transporte adaptado, camarote exclusivo para pessoas com deficiência e uma estrutura pensada para assegurar acessibilidade e conforto, reforçando o compromisso da gestão municipal com um evento inclusivo e humano.

Sustentabilidade que gera impacto social

A sustentabilidade é outro eixo central do Verão Massayó 2026. Durante todo o período do evento, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realiza uma operação especial de limpeza urbana e coleta seletiva, garantindo a organização dos espaços e a preservação ambiental.

Cerca de 200 agentes de limpeza atuarão diariamente com o apoio de triciclos elétricos do Projeto Ecoleta, além de máquinas específicas para a limpeza da faixa de areia da praia da Avenida. A operação também contará com Ecoboats, embarcações utilizadas para o recolhimento de resíduos diretamente na água, reforçando o cuidado com o litoral maceioense.

A coleta seletiva será realizada por cooperativas parceiras que atuarão em uma Tenda Sustentável, espaço destinado ao recebimento e triagem dos materiais recicláveis gerados durante o festival. A iniciativa fortalece a reciclagem, contribui para a limpeza do evento e promove geração de renda para dezenas de famílias de cooperados, unindo responsabilidade ambiental e inclusão social.

Desenvolvimento, turismo e qualidade de vida

O Verão Massayó é resultado da política de investimentos da gestão do prefeito JHC, que aposta nas vocações culturais, turísticas e criativas de Maceió como ferramentas de desenvolvimento. Ao unir entretenimento, inclusão social e sustentabilidade, o festival se destaca como um modelo de evento público que gera impactos positivos duradouros.

Mais do que celebrar a cultura e a música, o Verão Massayó 2026 fortalece a economia local, promove cidadania, amplia o acesso aos espaços de lazer e posiciona Maceió como uma cidade que promove o bem-estar de todos nós.

Tags