Investimentos da Prefeitura de Maceió na Grota do Andraújo levam conforto e segurança para moradores
Depois de três décadas, comunidade usufrui de drenagem, vias asfaltadas, ciclovia e parque linear
Com o avanço da Avenida Eixo Norte, o bairro Riacho Doce ganhou asfalto, drenagem, ciclovia, linha de ônibus e um parque linear, transformando a rotina de cerca de 100 mil pessoas no Litoral Norte da capital alagoana. Com investimento de R$ 13 milhões, a Prefeitura de Maceió mudou para melhor a vida da comunidade. Depois de 35 anos, os moradores da grota do Andraújo deixaram de conviver com a lama no inverno, a poeira no verão e promessas não cumpridas.
Com 2,5 km de extensão, a Avenida Eixo Norte liga a Grota do Andraújo ao Alto do Cruzeiro, integrando a mobilidade urbana na comunidade. A pista de passeio e a ciclovia garantem segurança para pedestres e ciclistas. Além da via, a prefeitura entregou um parque linear no bairro, levando área verde, lazer e convívio social para os moradores desfrutarem de lazer e atividade física para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.
Uma das beneficiadas é o morador e liderança comunitária, Edenilton Lima, que reside na grota do Andraújo há 40 anos. "Foi uma grande porta aberta para a comunidade. Antes, praticamente ninguém conhecia, nem sabia que a gente existia aqui. Hoje, estamos sendo enxergados", afirmou.
Mais qualidade de vida
Riacho Doce é um bairro tradicional da capital alagoana. Havia 35 anos que a reivindicação da comunidade pela pavimentação não recebeu nenhuma resposta de gestões anteriores. Quem conta a história de luta dos moradores é Maciel Barbosa, 43 anos, morador da localidade desde que era criança. "Nós estávamos há anos lutando, enquanto um vinha dizer que ia fazer, depois outro dizia que ia fazer, mas nunca ninguém fez nada. Só nessa gestão que realmente foi feito", ressaltou o morador.
Outros moradores da comunidade fizeram questão de relatar as dificuldades vivenciadas antes das obras de infraestrutura executadas pela Prefeitura de Maceió. Lembraram das casas amareladas pela poeira de chão batido e das crianças que precisavam descer carregadas no colo para não se sujarem, antes de chegar à parada de ônibus, além de um córrego presente na área e que muitas vezes se tornava um desafio para quem precisava atravessá-lo.
Com a urbanização, vias asfaltadas e espaços de lazer e convivência, os moradores têm acesso ao transporte público e escolar, o que também facilita a execução de outros serviços públicos como os atendimentos em saúde, coleta de lixo, e ainda, a solicitação de carros por aplicativo. A comunidade teve a vida transformada e os moradores que possuem comércio local percebem os benefícios para os pequenos negócios.
O comerciante João Alexandre Pereira, 71 anos, é dono de uma mercearia. Ele reside na grota do Andraújo há quase 60 anos e administra o pequeno negócio com o apoio da família. Para o empreendedor, a urbanização melhorou a vida de toda a comunidade que sonhava em ver o asfalto na porta de casa e do próprio comércio.
"A mercadoria agora chega à porta, é muito tranquilo. E meu filho Josué, de 13 anos, também vai para a escola de ônibus e a gente fica sem preocupação. Antes, era tudo difícil e se agora a pessoa que não estiver feliz, é porque nunca teve felicidade. Mas a felicidade chegou. Agora, estamos na bênção, graças a Deus", celebra.


