Notícias

Chuvas intensas deixam nove municípios de Alagoas sem abastecimento de água neste domingo (18)

Por Redação 18/05/2025
Chuvas intensas deixam nove municípios de Alagoas sem abastecimento de água neste domingo (18)
Chuvas intensas deixam nove municípios de Alagoas sem abastecimento de água neste domingo (18) (Foto: Reprodução)

Nove municípios das regiões da Zona da Mata e do Litoral de Alagoas enfrentam, neste domingo (18), a interrupção no abastecimento de água em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado desde o sábado (17). A situação é provocada por falhas no fornecimento de energia elétrica, aumento da turbidez da água nos mananciais e problemas mecânicos causados por detritos arrastados pela enxurrada.

De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a situação mais crítica ocorre em Porto de Pedras, onde a Estação de Tratamento de Água (ETA) está com as atividades paralisadas desde as 7h30 de sábado, devido à falta de energia elétrica. A Casal já acionou a empresa Equatorial e aguarda o restabelecimento da energia para retomar o fornecimento.

Em Colônia Leopoldina, Passo de Camaragibe, Ibateguara e Anadia, os mananciais foram afetados pelas chuvas, o que elevou significativamente a turbidez da água bruta, comprometendo o processo de tratamento e levando à paralisação das operações. As ETAs desses municípios suspenderam suas atividades em horários distintos entre sábado e a madrugada de domingo.

Outros quatro municípios — Jacuípe, Capela, Joaquim Gomes e Matriz do Camaragibe — também enfrentam problemas no abastecimento, dessa vez por obstruções nos filtros dos sistemas motobombas, causadas por materiais sólidos carregados pelas chuvas. A Casal informou que a limpeza dos equipamentos será realizada assim que as condições climáticas permitirem.

Além disso, os sistemas Mata do Rolo (em Rio Largo), Cachoeira (em Murici) e Osório (em Messias) também tiveram as operações afetadas. Em Rio Largo, bairros como Mata do Rolo, Centro, Mutirão e Lourenço de Albuquerque podem sofrer desabastecimento. Em Messias, o impacto atinge o Centro e bairros como Jarbas Maia e Teotônio Vilela. Já em Murici, os conjuntos Pedro Tenório e Olavo de Calheiros estão entre os mais afetados.

A Casal informou que equipes estão mobilizadas em todas as localidades atingidas, monitorando a situação e trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível. A companhia pede a compreensão da população e recomenda o uso consciente da água até a normalização do serviço.