Notícias

Chuvas e falta de energia afetam abastecimento de água em 12 municípios

Falta de energia interrompe abastecimento em Passo de Camaragibe e Novo Lino

Por Assessoria 21/05/2025
Chuvas e falta de energia afetam abastecimento de água em 12 municípios
Estrada de acesso ao município de São Luís do Quitunde (Foto: Divulgação/Assessoria)

Doze municípios da Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e do Litoral de Alagoas enfrentam, nesta quarta-feira, 21, deficiência no fornecimento de água potável devido às chuvas intensas, falta de energia elétrica e problemas mecânicos. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) atua em todas as localidades afetadas com o objetivo de restabelecer o abastecimento o mais rápido possível.

Na Região Metropolitana de Maceió, o abastecimento para os municípios de Rio Largo e Messias foi afetado devido às chuvas nos mananciais, que causaram alto nível de turbidez da água bruta. Esta ocorrência comprometeu o processo de tratamento e exigiu a suspensão temporária das captações. Já em Murici, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cansanção e Cachoeira está operando com vazão reduzida.

No bairro Riacho Doce, em Maceió, uma falta de energia deixou inoperante o sistema que abastece a localidade. Técnicos da Casal entraram em contato com a concessionária responsável e aguarda o retorno do potencial elétrico. Após o retorno dos sistemas, a água será tratada pela Casal e, em seguida, repassada à BRK, concessionária responsável por distribuí-la aos moradores das localidades da RMM.

Devido a uma falta de energia, que ocorre desde as 21h da terça-feira (20), o sistema de produção de água em Passo de Camaragibe está paralisado. Em Novo Lino, após uma queda elétrica, às 2h da madrugada desta quarta-feira (21), a estação não retomou suas atividades automaticamente e, por isso, o eletricista foi acionado para verificar o problema in-loco.

Nos municípios de Anadia, Campestre, Colônia Leopoldina, Maribondo, e Matriz de Camaragibe, os mananciais foram afetados pelas chuvas, o que elevaram o nível de turbidez da água bruta. Diante dessa situação, o processo de tratamento foi comprometido e as atividades das captações foram temporariamente suspensas.

Em todas essas cidades afetadas pelas chuvas, as equipes da Casal seguem monitorando a qualidade da água e retomarão a captação assim que for possível e seguro. Além disso, o município de Capela enfrenta problemas por causas mecânicas. Materiais sólidos e detritos carreados pelas fortes chuvas obstruíram a tubulação do percurso da barragem até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da localidade. Para amenizar os efeitos do desabastecimento, a Casal liberou a atuação de dois carros-pipas para atender a população.

Em todas as localidades que estão com o fornecimento de água irregular, após o tratamento realizado pela Casal, a água é repassada à concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição.