Notícias

Diogo Jota: Com problema pulmonar, fez tratamento horas antes do acidente e ficaria fora da pré-temporada, diz fisioterapeuta

Jogador se queixava de dor há meses, mas optou por tratamento conservador e evitava voos

Por Agência O Globo - 04/07/2025
Diogo Jota: Com problema pulmonar, fez tratamento horas antes do acidente e ficaria fora da pré-temporada, diz fisioterapeuta
(Foto: )

O fisioterapeuta de Diogo Jota, Miguel Gonçalves, revelou detalhes sobre os últimos momentos do na província de Zamora, na Espanha, na madrugada de quinta-feira. Segundo ele, o atleta, que enfrentava problemas respiratórios há meses, havia encerrado uma sessão de fisioterapia horas antes da colisão.

Diogo Jota:

Pneu estourado, batida e chamas:

Diogo Jota, de 28 anos, lutava contra um quadro de pneumotórax, condição caracterizada pelo colapso de parte do pulmão, e havia optado por adiar uma cirurgia, priorizando um tratamento conservador com fisioterapia. Por orientação médica, o atacante evitava viagens de avião e pretendia retornar à Inglaterra por meio de balsa.

— Ele me disse que voar seria perigoso e que pegaria o barco em Santander. Planejava descansar em Burgos antes de seguir viagem. Estava ciente dos riscos e agia com total responsabilidade — contou Miguel Gonçalves, em depoimento ao jornal Record.

De acordo com o fisioterapeuta, Jota parecia bem nas horas finais. A última sessão aconteceu por volta das 20h30 de quarta-feira, quando o jogador se despediu dele após o jantar.

— Estava sem dor, tranquilo e otimista com a recuperação. A base do pulmão direito tinha afundado um pouco, mas com o trabalho respiratório a evolução foi ótima — afirmou Gonçalves.

O retorno a Liverpool estava marcado para os próximos dias. A família do atleta seguiria depois, de avião. Na segunda-feira seguinte, Jota tinha uma consulta médica agendada no clube inglês para reavaliar seu quadro clínico.

O fisioterapeuta também fez questão de desmentir rumores sobre o envolvimento do jogador em festas horas antes do acidente:

— Diogo era extremamente profissional. Ele estava focado na recuperação. É absurdo cogitarem qualquer coisa diferente disso.