Notícias
Prefeitura mantém plano de transição total para o Jaé ocorrer em 2 de agosto: 'estamos confiantes', diz secretária
Desde o último fim de semana, beneficiários de gratuidade no Rio migraram para o novo sistema de bilhetagem

A transição da bilhetagem eletrônica no Rio, que começou no último fim de semana com os beneficiários de gratuidades, abrangerá todos os públicos a partir do próximo dia 2. Segundo a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, a data está mantida, mesmo após cenas de superlotação serem mostradas pelo GLOBO no posto de cadastramento de Botafogo nesta terça-feira, por exemplo. A prefeitura reforçou o número de atendentes no local e avalia se será preciso expandir o estabelecimento, ainda sem definição se abre um novo endereço ou amplia o atual.
— A gente mantém a data de 2 de agosto (para a transição completa). A gente está fazendo o cadastramento desde o ano passado, a gente isentou a taxa (de entrega para quem pedir o Jaé remotamente)... é bom lembrar às pessoas que tem esse recurso que é gratuito — observou a secretária. — Em toda troca, a gente sabe que são muitas pessoas se cadastrando, mas estamos confiantes que vamos chegar a agosto com mais de 90% dos usuários com o Jaé.
A titular da Secretaria municipal de Transportes (SMTR) reforça que, neste mês, o grande número de usuários que migrarão para o novo sistema são aqueles que têm vale-transporte. Por isso, a secretária reforça que as empresas empregadoras precisam solicitar a contratação do Jaé (o passo a passo está disponível em ).
O aplicativo do Jaé segue sendo indicado pela prefeitura para realizar o cadastro, o que é motivo de reclamação de muitos usuários. Maína diz que “todo sistema tem problemas pontuais” e que as lojas servem justamente para resolvê-los. Até o momento, 2,8 milhões de usuários foram cadastrados no Jaé, dos quais 42% são de beneficiários de gratuidades.
Desde o último sábado, beneficiários de gratuidades — idosos, pessoas com deficiência, doentes crônicos e estudantes — passaram a ser obrigados a usar o Jaé nos modais municipais (ônibus, BRTs, VLTs, vans e "cabritinhos"). Já em 2 de agosto, os demais passageiros que usam a bilhetagem eletrônica do Rio passarão a usar o Jaé. A exceção será para quem é beneficiário do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) que, pelo menos por enquanto, permanecerão usando o Riocard.
Cartão digital
Baixe gratuitamente o app Jaé no celular, sempre buscando manter a versão mais atualizada. O cartão digital pode ser usado para pagar passagens com QR Code.
Cartão físico com entrega em casa
No mesmo app, faça a solicitação do cartão. Nesta modalidade, é cobrada uma taxa de entrega de R$ 7,95. Para pessoas com mais de 65 anos, é gratuito.
Cartão físico com retirada em loja
Faça a solicitação também pelo app e retire em uma das 15 lojas físicas do cartão. De acordo com a prefeitura, eles estarão disponíveis 72h após a solicitação. Sem taxa.
PCDs e doentes crônicos
Cartões serão entregues na Clínica da Família à qual a pessoa é vinculada.
Estudantes
Receberão nas escolas. Tanto na rede municipal quanto nas escolas estaduais.
Cartão avulso (sem CPF vinculado)
Disponível nas máquinas de autoatendimento (ATM) nas estações do VLT e do BRT. O valor carregado fica vinculado ao cartão, não ao CPF.
Endereços de compra ou retirada:
Superpostos de atendimento:
Clube dos Servidores: Rua Ulysses Guimarães S/N - Cidade Nova
Vila Olímpica de Deodoro: Estrada do Camboatá, S/N - Deodoro
Nave do Conhecimento do Engenhão: Rua Arquias Cordeiro, 1516 - Engenho de Dentro
Centro Esportivo Miécimo da Silva: Rua Olinda Ellis, 470 - Campo Grande
Demais postos:
Botafogo: Rua Dona Mariana, 48 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 18h)
Campo Grande: Rua Aurélio de Figueiredo 41, loja D (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h20 às 18h)
Cidade Nova (sede da prefeitura): Rua Ulysses Guimarães 2–14 (segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 9h às 17h)
Barra da Tijuca (terminal BRT Alvorada): Av. das Américas s/nº (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h)
Barra da Tijuca (terminal BRT Jardim Oceânico): Av. Armando Lombardi 705 (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 18h)
Madureira (terminal BRT Paulo da Portela Madureira): Rua Padre Manso s/nº, EF 203 (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 18h)
Santa Cruz (terminal BRT Santa Cruz): Rua Felipe Cardoso s/nº (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h)
Deodoro (terminal BRT Deodoro): Estr. do Camboatá 46 (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 18h)
Guaratiba (terminal Pingo D’Água): Estrada da Pedra s/nº (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h)
Ilha do Fundão (terminal BRT Fundão): Universidade Federal do Rio de Janeiro (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 18h)
Taquara: Av. Nelson Cardoso 905, loja 107 (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h)
São Cristóvão (terminal Gentileza): Avenida Francisco Bicalho, Loja 32 (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 18h)
Estácio (em frente ao metrô da Estácio): Rua Ulysses Guimarães 16, loja A (segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h)
Nave do Conhecimento Engenho de Dentro (posto temporário): Rua Arquias Cordeiro 1.516 (segunda a sexta, das 09h às 18h, exceto feriados)
Nave do Conhecimento Padre Miguel (posto temporário): Rua Bom Sossego 38 (segunda a sexta, das 09h às 18h, exceto feriados; sábados das 9h às 13h