Notícias
Anvisa suspende protetor solar e outros cosméticos vendidos sem autorização; saiba quais
ANTIOX C FPS 58, da Cosmobeauty, não tem registro no país, enquanto a empresa Treelife Pharmah nem mesmo possui aval para funcionamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu e determinou o recolhimento de todos os lotes do protetor solar ANTIOX C FPS 58, da Cosmobeauty, fabricado pela empresa Biodomani Indústria e Comércio LTDA. e proibiu todos os produtos cosméticos da empresa Treelife Pharmah LTDA.
Leia o depoimento:
Entenda:
A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, veta a venda, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso dos produtos. "Dessa forma, nenhuma unidade citada pode ser comercializada", diz a agência em nota.
Em relação ao protetor solar da Cosmobeauty, a Anvisa afirma que o item específico não tem registro sanitário no Brasil, por isso sua fabricação e venda infringem a legislação do país. Já no caso dos produtos da Treelife Pharmah, além de todos não terem registro, a empresa também não possui autorização para funcionamento como fabricante de produto de cosmético.
Agamia, gaslighting e love bombing:
Entre os produtos comercializados online pela Treelife Pharmah, estão formulações com promessas sem evidências científicas, como de uma substância que seria "100% aprovada pela Anvisa" e queimaria "até 400 calorias por dia mesmo sem atividade física", vendida a R$ 220.