Notícias

Jaé e Riocard: como usar os cartões de transporte no Rio?

Por Agência O Globo - 02/08/2025
Jaé e Riocard: como usar os cartões de transporte no Rio?
(Foto: )

A partir de 2 de agosto, o cartão Jaé passa a ser o único aceito nos transportes municipais do Rio de Janeiro, como ônibus, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”. O novo sistema de bilhetagem substitui o antigo Riocard nesses modais. Apenas usuários do Bilhete Único Intermunicipal poderão continuar usando o Riocard em viagens entre municípios. Para circular dentro da cidade do Rio, é necessário ter o cartão Jaé.

Riocard:

Bilhetagem no Rio:

Caso o passageiro precise usar algum transporte intermunicipal, como trens, barcas e ônibus de outros municípios, o cartão utilizado deverá ser o Riocard Mais. Em alguns casos, o pagamento da passagem também pode ser feito em dinheiro, por aproximação de dispositivos eletrônicos com contactless ou ainda com QR Code pelo aplicativo do Jaé. Entenda caso a caso abaixo.

Tipos de cartões e onde funcionam

Quais são os cartões disponíveis e onde cada um é aceito?

Riocard Mais sem Bilhete Único Intermunicipal: aceito no trem, metrô, barcas e nos ônibus intermunicipais.

Riocard Mais com Bilhete Único Intermunicipal: aceito nos ônibus municipais e intermunicipais, trem, metrô, barcas, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”.

Jaé: aceito nos ônibus municipais, metrô, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”.

Como pagar passagens?

Depende do modal. Veja as formas válidas de pagamento do transporte público do Rio.

Ônibus municipais, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”

Cartão Jaé

QR Code (aplicativo do Jaé)

Bilhete Único Intermunicipal (integração tarifária)

Dinheiro — exceto o VLT, que depende de um cartão, que pode ser adquirido nos terminais de autoatendimento localizados nas estações

Metrô

Jaé

Riocard com ou sem Bilhete Único Intermunicipal (BUI)

Cartão Giro

Dinheiro

Cartão Metrô Pré-pago

Cartão Metrô Unitário

Dispositivo móvel com tecnologia por aproximação (presente em cartões ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras)

Bilhete Unitário QR Code no aplicativo RecargaPay

Trem

Na bilheteria, é possível comprar passagem unitária em dinheiro ou cartão de crédito e débito

Cartões SuperVia

Cartões Riocard com ou sem Bilhete Único Intermunicipal

Aproximação com uso de cartões e smartphones habilitados com a tecnologia contactless

Barcas

Na bilheteria, é possível comprar passagem unitária em dinheiro ou cartão de crédito e débito

Cartões Riocard com ou sem Bilhete Único Intermunicipal

Aproximação com uso de smartphones e cartões (crédito e débito)

Tudo sobre o cartão Jaé

O que é o cartão Jaé e onde ele funciona? O Jaé é um novo sistema de bilhetagem eletrônica criado pela prefeitura do Rio de Janeiro, que funciona nos transportes públicos municipais.

Qual a diferença entre o cartão Jaé verde, o amarelo e o preto? O cartão amarelo é destinado exclusivamente para gratuidade. O cartão verde, é de uso avulso, voltado para turistas e pessoas que querem usar o Jaé sem vincular o CPF. Já o preto é para o público em geral, incluindo empresas, com o documento cadastrado. A bandeira VISA, presente nos cartões vinculados aos CPFs, não significa que tem função como cartão de crédito. A bandeira está atrelada à segurança do cartão.

O Jaé funciona para turistas? Sim. O cartão avulso (de cor verde) é a opção mais prática para turistas, que podem adquirir o cartão em máquinas de autoatendimento, mediante o pagamento de uma caução. A recarga é feita somente presencialmente, nos terminais de autoatendimento.

Como adquirir? O cartão Jaé está disponível em quatro formatos:

Cartão digital: pode ser baixado gratuitamente pelo aplicativo Jaé. A prefeitura orienta que o usuário baixe a versão mais atualizada do app.

Cartão físico com entrega em casa: solicitado via aplicativo, com taxa de entrega de R$ 7,95. Gratuito apenas para pessoas com mais de 65 anos.

Cartão físico em loja: pode ser retirado em uma das 15 lojas da cidade após 72 horas da solicitação.

Cartão avulso (sem vincular CPF): disponível em máquinas de autoatendimento (ATM) nas estações do VLT. Neste caso, o valor carregado fica vinculado ao cartão, e não ao CPF. Este cartão é destinado, principalmente, a turistas.

PCDs e doentes crônicos: os cartões serão entregues na Clínica da Família à qual a pessoa é vinculada.

Estudantes: receberão nas escolas. Tanto na rede municipal quanto nas escolas estaduais.

Idosos: o cadastro deve ser feito através do aplicativo ou em uma das lojas do Jaé.

Como comprar o cartão físico? A versão avulsa, sem vincular a um CPF, pode ser adquirida nas máquinas de autoatendimento localizadas em todas as estações do BRT e VLT. Para vincular o CPF, pode ser comprado diretamente em uma das lojas físicas (endereços abaixo), ou pedido pelo aplicativo (com a opção de receber em casa — com cobrança de taxa de R$ 7,95 — ou retirada gratuita em uma das lojas listadas abaixo)

Botafogo (sede da RioLuz): Rua Voluntários da Pátria, 169 – Botafogo -(Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 9h às 18h)

Campo Grande: Rua Aurélio de Figueiredo, 41, loja D – Campo Grande - (Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 8h20 às 18h)

Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura): Rua Ulysses Guimarães, 2–14 – Cidade Nova -(Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 9h às 17h)

Terminal BRT Alvorada: Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca - (Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 8h às 18h)

Terminal BRT Jardim Oceânico: Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca - (Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 9h às 18h)

Terminal BRT Paulo da Portela Madureira: Rua Padre Manso, s/nº, EF 203 – Madureira- (Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 7h às 18h)

Terminal BRT Santa Cruz: Rua Felipe Cardoso, s/nº – Santa Cruz - (Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 8h às 18h)

Terminal BRT Deodoro: Estr. do Camboatá, 46 – Deodoro( Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 7h às 18h)

Terminal Pingo D’Água: Estrada da Pedra – Guaratiba - (Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 8h às 18h)

Terminal BRT Fundão: Universidade Federal do Rio de Janeiro - (Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 9h às 18h)

Taquara: Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107 – Taquara - (Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 8h às 18h)

Terminal Gentileza: Avenida Francisco Bicalho – São Cristóvão, Loja 32 - (Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 9h às 18h)

Estácio: Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Cidade Nova - (em frente ao metrô da Estácio)(Segunda a sexta-feira, exceto feriados – das 8h às 18h)

Nave do Conhecimento Engenho de Dentro (posto temporário): Rua Arquias Cordeiro, 1516 (Segunda a sexta, das 09h às 18h, exceto feriados)

Nave do Conhecimento Padre Miguel (posto temporário): Rua Bom Sossego, 380 - (Segunda a sexta, das 09h às 18h, exceto feriados; sábados das 9h às 13h).

Como recarregar e consultar saldo do Jaé? A recarga do cartão avulso, de cor verde, deve ser realizada em máquinas de autoatendimento (ATMs) instaladas em estações e terminais do BRT e do VLT, e não requer cadastro, sem opção de recarga de forma virtual.

O de cor preta — de uso pessoal e que requer um cadastro —, por sua vez, pode ser recarregado de maneira online, através do aplicativo do Jaé (disponível para dispositivos Android e iOS). Uma terceira opção é através dos ATMs, uma novidade recente, ao digitar o número do CPF da conta em que a recarga deve ser feita, de acordo com a empresa.

No caso dos cartões verdes, a consulta do saldo só acontece nos ATMs. Já no caso dos cartões pretos, essa informação pode ser conferida através do site do Jaé () ou via aplicativo, logo após informar o login e a senha, ou nos ATMs, ao digitar o número do CPF vinculado ao bilhete.

Como desbloquear o Jaé? Os cartões de gratuidade e de uso pessoal — à exceção do avulso — podem ser desbloqueados no aplicativo do Jaé.

Problemas e suporte: Em caso de perda ou roubo, o usuário pode bloquear e desbloquear o cartão, e o saldo é mantido nos cartões registrados. Uma segunda via também pode ser solicitada pelo aplicativo. Caso precise de ajuda, procure atendimento através do telefone 0800 2121 828 ou pelo e-mail [email protected].

Tudo sobre o Riocard Mais

O que é o Riocard Mais e onde ele funciona? O Riocard Mais é um sistema de pagamento eletrônico de passagens de transporte público no estado do Rio, incluindo ônibus intermunicipais, barcas, trens e metrô. Ele não será mais aceito para viagens municipais, apenas para usuários que tenham o Bilhete Único Intermunicipal habilitado.

Como obter o Riocard Mais? O usuário pode obter um cartão nas lojas físicas da Riocard Mais, nas bilheterias, em pontos de venda credenciados, nas máquinas de autoatendimento ou pelo Portal Riocard Mais. Veja os endereços mais próximos no site .

Como vincular o meu Riocard ao meu CPF? Inicialmente, o cartão expresso do Riocard não é vinculado ao usuário. Para fazer isso, é possível clicar em "meus cartões" e "adicionar cartão" no aplicativo. Outra opção é acessar riocardmais.com.br/para_voce. Faça login em sua conta ou cadastre-se — apresentando CPF, data de nascimento, CEP e telefone. Em seguida, clique em "Cartões" e "cadastrar cartões": digite o número do cartão e o número do chip, disponíveis no verso do bilhete. Além disso, será necessário informar o número do seu CPF. Já no caso dos cartões digitais, gerados no aplicativo, todos já são vinculados ao CPF do usuário.

Como habilitar o Bilhete Único Intermunicipal? Para se habilitar ao programa do Governo do Estado, o usuário precisa possuir um cartão Riocard Mais cadastrado em seu nome e realizar a declaração de renda no site oficial do BUI: . Após a habilitação, o benefício pode ser ativado diretamente pelo aplicativo Riocard Mais ou em qualquer validador.

Como recarregar o Riocard Mais? As recargas podem ser feitas pelo aplicativo Riocard Mais ou pelo site Recarga Mais, nas máquinas de recarga ou pontos de venda autorizados. O aplicativo permite recargas com cartão de crédito, débito ou PIX, e também oferece a opção de consultar saldo e extrato.

Como validar a recarga do Riocard Mais? O cartão pode ser validado no aplicativo Valida Mais em celulares Android com NFC, encostar o cartão em validadores de ônibus ou estações, ou utilizar os terminais de consulta do Riocard Mais.

Como transferir o saldo do Riocard para o Jaé? Não é possível transferir o saldo de um sistema para o outro e, por isso, o usuário do Riocard que passar a usar apenas o Jaé, e quiser reaver o valor disponível em seu cartão, precisa fazer esse requerimento à operadora.

É possível fazer o pedido de reembolso do saldo do Riocard pela internet, através de uma videochamada, realizada pelo site . No endereço da web, é preciso clicar no botão "Clique aqui para iniciar", momento em que o usuário será informado sobre sua posição na fila virtual e a previsão de quanto tempo deve demorar para ser atendido.

Outra opção é ir presencialmente até uma loja da Riocard. Na capital, elas estão instaladas nos seguintes endereços:

Barra da Tijuca: Terminal Alvorada (Av. das Américas, s/n° - piso inferior);

Campo Grande: Terminal de Campo Grande (Rua Aurélio Figueiredo, 15 - Loja 26 A e B);

Centro: Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni, s/n° - subsolo). De segunda a sexta, das 8h às 17h; Carioca (Rua Uruguaiana, 7);

Copacabana: Estação Siqueira Campos do metrô (Rua Tonelero, s/nº);

O horário de funcionamento dessas lojas é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

É necessário apresentar a carteira de identidade e o CPF, além dos dados bancários (onde o valor será depositado), além do endereço completo. Em caso de beneficiários de vale-transporte, é preciso ainda levar a declaração da empresa autorizando a devolução do saldo, além da carteira de trabalho.

O valor do reembolso é pago em dinheiro? Quanto tempo leva para receber? Não. O valor do reembolso é depositado diretamente na conta bancária informada pelo usuário, vinculada ao CPF cadastrado no cartão. A previsão é que o reembolso leve de 10 a 15 dias úteis.

Posso pedir reembolso de qualquer cartão do Riocard? O saldo no vale-transporte também é reembolsável? No caso dos cartões Expresso (cor de rosa), é possível pedir reembolso, desde que o bilhete esteja vinculado ao usuário (leia abaixo como). Já no caso do vale-transporte, o usuário precisa apresentar uma declaração da sua empresa, autorizando que a devolução do valor seja realizada. Durante o atendimento, usuários do vale-transporte precisam ainda preencher uma declaração para devolver o cartão por comodato, pré-requisito, nesse caso, para o saldo ser devolvido.