Notícias

Alagoas sedia primeira edição do TecLeite no Nordeste e reforça protagonismo na pecuária leiteira

Por Agência Alagoas 12/09/2025
Alagoas sedia primeira edição do TecLeite no Nordeste e reforça protagonismo na pecuária leiteira
Alagoas realiza primeiro TecLeite no Nordeste em parceria com Embrapa Gado de Leite (Foto: Ascom / Seagri)

Alagoas escreveu uma página inédita da sua história ao sediar a primeira edição do TecLeite no Nordeste, na quinta-feira (11), durante a programação da 42ª Expo Bacia Leiteira e colocando o município de Batalha como centro das atenções da cadeia produtiva. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e pela Emater/AL, em parceria com a Embrapa Gado de Leite (MG), e contou com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). 

Mais de 150 estudantes, produtores, técnicos e pesquisadores acompanharam palestras, trocaram experiências e conheceram novas soluções para o fortalecimento da atividade. A realização do evento em solo alagoano não foi coincidência, o estado vive um momento de expansão e consolidação no setor, ocupando hoje o posto de 4º maior produtor de leite do Nordeste e o 10º no ranking nacional.  

Além da programação técnica, a iniciativa trouxe uma ação sustentável com a distribuição de mudas de gliricídia, espécie que contribui para a recuperação do solo e pode ser usada na alimentação animal, reforçando o compromisso do evento com práticas que unem produtividade e preservação ambiental.  

Para a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, o TecLeite consolida o protagonismo de Alagoas. “Trazer para cá um evento desse porte é reafirmar o compromisso do Governo de Alagoas com o incentivo à inovação no campo e com o desenvolvimento da nossa pecuária leiteira”, comemorou. 

O impacto positivo também foi sentido por quem está no dia a dia da atividade, tendo em vista a ocupação em peso, de produtores, no pavilhão de palestras do Parque de Exposições Mair Amaral. 

“Foi uma experiência única, muito boa mesmo! Trouxe informações práticas que podemos aplicar no melhoramento genético e na alimentação do rebanho. Esse conhecimento dá mais segurança para continuar investindo no leite”, contou Noedsom Pereira da Silva, produtor do município de Batalha.


Palestras temáticas

Pesquisadores da Embrapa Gado Leite trouxeram palestras voltadas para sistemas integrados de produção, ensilagem de fubá e o impacto sobre o melhoramento genético na pecuária leiteira, atraindo o interesse do público presente. 

“Essa edição, aqui em Alagoas, foi extremamente interessante. O público estava realmente interessado nas palestras, que foram de alta qualidade. Também notei que as informações repassadas serão úteis e aplicadas nas propriedades, o que mostra o sucesso do evento. Pretendemos voltar mais vezes e firmar ainda mais essa parceria técnica com o Estado”, afirmou Marcos Vinicius Gualberto, um dos palestrantes do evento e pesquisador da Embrapa Gado de Leite. 

Para o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ugo Souza, a relevância do encontro ficou clara nos temas abordados. “Tivemos palestras de pesquisadores renomados da Embrapa Gado de Leite, que trouxeram soluções essenciais para o contexto do semiárido alagoano. Trazer alternativas para os produtores é o objetivo de um evento desse porte, que foi muito proveitoso”, avaliou. 

A aproximação entre ciência, política pública e produtores também marcou a edição. Estudantes dos cursos técnicos do Ifal – Campus Batalha acompanharam a programação e vivenciaram, na prática, a importância dessa integração. O diretor geral da instituição, Magno Luiz de Abreu, destacou o caráter pioneiro da iniciativa: “O evento foi um marco para a cadeia produtiva do leite no Nordeste. A integração entre Embrapa, Seagri e Emater mostrou-se extremamente positiva, unindo ciência, políticas públicas e assistência técnica. Esse alinhamento fortalece a produção, dá voz aos produtores e aponta caminhos inovadores para o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira”, ressaltou. 

Mais do que um encontro técnico, o TecLeite em Batalha mostrou que a pecuária leiteira em Alagoas vive um momento de virada com números em alta e engajamento dos produtores.