Notícias

Avião carregado com 180 kg de cocaína cai em canavial em Coruripe; piloto morre no local

Por Redação 15/09/2025
Avião carregado com 180 kg de cocaína cai em canavial em Coruripe; piloto morre no local
Avião carregado com 180 kg de cocaína cai em canavial em Coruripe (Foto: Ascom Pmal)

Um avião monomotor caiu na tarde deste domingo (14) em um canavial próximo ao centro de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas. O piloto, identificado como Timothy J. Clark, de nacionalidade estrangeira, era o único ocupante da aeronave e morreu na queda.


De acordo com informações das equipes de segurança, a aeronave transportava cerca de 180 quilos de cocaína em tabletes. O Corpo de Bombeiros foi acionado por causa do risco de explosão. Imagens do Departamento Estadual de Aviação (DEA) mostram que o avião caiu às margens de uma estrada que corta o canavial.


A droga foi recolhida por equipes da Força Tática 1 e da Rocan e levada sob escolta para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da cidade. O Bope também foi acionado para garantir a segurança da operação.


Segundo militares que estiveram no local, há indícios de que o piloto tentou realizar um pouso em uma estrada de terra dentro do canavial, atrás do Estádio Gerson Amaral. Não há informações se a tentativa foi de emergência ou planejada.


A aeronave, de prefixo ZU-IXM, é particular e já havia sido registrada em 2023 em Igarassu (PE). Dentro dela, foram encontrados tanques extras de combustível, o que sugere que a viagem era de longa distância, exigindo menos paradas para abastecimento.


O Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Científica foram acionados para os procedimentos de praxe. A Delegacia Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Dnarc) da Polícia Civil ficará responsável pela investigação da origem e do destino da droga. Já a apuração sobre o acidente aéreo caberá ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB).