Notícias

Apagão foi causado por 'falha técnica pontual' em subestação, diz governo

Incêndio em subestação no Paraná causou interrupção no fornecimento para milhões em todas as regiões do país. Luz foi restabelecida em até duas horas

Por Agência O Globo - 14/10/2025
Apagão foi causado por 'falha técnica pontual' em subestação, diz governo
Apagão no Brasil (Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo)

O Ministério de Minas e , informou afirmou nesta tarde que uma "falha técnica pontual" em equipamento de uma subestação causou o apagão registrado em todo os estados do país durante a madrugada desta terça-feira (14).

Em nota, o Ministério diz que as conclusões preliminares indicam que o apagão não ocorreu por falta de energia, "mas em razão de uma falha técnica pontual em equipamento da subestação, havendo abundância de geração energética no período."

O apagão aconteceu após um incêndio em um ativo na Subestação de Bateias, no Paraná, por volta das 00h32. Em seguida, houve um efeito cascata no sistema elétrico, com a falta de energia registrada em todos os estados do país, mas com Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná sendo os principais afetados.

LEIA TAMBÉM: Governo anuncia expansão da malha aérea com novos voos voltados ao público 60+

Conselho de Saúde de Alagoas realiza 1º Seminário Estadual para o Fortalecimento da Política Nacional de Vigilância em Saúde do Brasil

Mais cedo, o ministro disse que o dano foi "pontual".

— Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia. Não houve grandes danos ao sistema. O dano foi pontual — afirmou Silveira.

Representantes de diferentes órgãos do governo que atingiu ao menos nove estados e o Distrito Federal nesta madrugada. Participaram representantes do Ministério de Minas e Energia, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As causas da falha já estão sendo investigadas.

Um , segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). Em nota divulgada nesta manhã, a pasta informou que o fogo teve início no reator da Subestação de Bateias, localizada na região metropolitana de Curitiba, por volta de 0h32. Ainda não há confirmação sobre o que causou o incêndio.

A falha comprometeu o funcionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por conectar usinas e linhas de transmissão em todo o território brasileiro. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena o SIN, afirmou que a interrupção afetou o fornecimento de energia em diversos estados e que a recomposição das cargas foi feita de forma controlada.

Segundo o MME, o com todas as regiões já normalizadas até o fim da madrugada. O apagão durou entre oito minutos e uma hora, dependendo do estado. Em São Paulo, a Enel registrou 937 mil consumidores sem energia. No Rio de Janeiro, a Light informou à TV Globo que 450 mil clientes foram afetados, principalmente nas zonas Norte, Oeste e na Baixada Fluminense.

Relatos de falta de luz também vieram de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Goiás e Distrito Federal. No Norte, a Amazonas Energia confirmou que cidades como Manaus, Parintins e Itacoatiara ficaram sem fornecimento por cerca de uma hora. A energia foi restabelecida por volta de 0h25.

O governo federal informou que as causas do incêndio na subestação ainda estão sendo investigadas. O MME e o ONS acompanham o caso para apurar se houve falha técnica ou outro tipo de interferência no sistema elétrico nacional.