Notícias
Banco Mercantil vai ‘herdar’ novos beneficiários do INSS, após suspensão da Crefisa
Instituição foi a segunda colocada em leilão da folha realizado no ano passado

Com a suspensão do contrato da Crefisa, os novos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão atendidos pelo banco Mercantil. Este foi o segundo colocado no leilão da folha do instituto, realizado em 2024. Na ocasião, a Crefisa arrematou 25 dos 26 lotes ofertados, por um prazo de cinco anos, a partir de janeiro de 2025.
Caso o Mercantil não tenha capacidade para atender todos os lotes herdados, os pagamentos serão direcionados ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul, terceiro colocado no leilão.

Segundo o INSS, entre janeiro e agosto, a Crefisa recebeu R$ 25 bilhões para pagar 1,7 milhão de beneficiários. Por mês, são concedidos cerca de 600 mil benefícios. O banco vencedor do leilão remunera o INSS à medida em que vai pagando os novos beneficiários.
Devido ao não cumprimento de cláusulas contratuais pela Crefisa e denúncias sobre prestação inadequada do serviço, além de reclamações como venda casada, o INSS suspendeu de forma cautelar o contrato. A decisão foi tomada na última quinta-feira.
Procurada, a assessoria da Crefisa não retornou o contato.
A Crefisa pode adotar providências para reativar o contrato, mas segundo técnicos do governo, dificilmente, a instituição vai conseguir reverter a decisão do INSS.
Por enquanto, o banco poderá manter os atuais beneficiários. Eles têm opção de migrar para outras instituições e num prazo de 90 dias a contar da concessão do benefício, podem usar biometria para desbloquear e fazer empréstimo consignado.
O principal interesse dos bancos em pagar os benefícios do INSS é ampliar a clientela e oferecer novos produtos.
Procurado, o Mercantil confirmou que em nota que vai herdar parte dos contratos da Crefisa:
"O Banco Mercantil, quinto maior pagador de benefícios do INSS no Brasil, reafirma seu compromisso e total preparo técnico para assumir alguns dos contratos de pagamento em lotes estratégicos para o negócio, de acordo com a sua capacidade e presença geográfica, garantindo a mesma eficiência e qualidade entregue aos seus clientes em mais de 80 anos de história", diz a nota.