Aneel vistoria subestação que causou apagão; técnicos também vão apurar atuação do ONS
Inspeção marca início das investigações sobre o que levou ao apagão da madrugada desta terça

Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizaram nesta quarta-feira a ação de fiscalização à subestação no Paraná onde foi registrada uma falha que levou a um apagão em todo o país na madrugada desta terça.
A inspeção no local marca o no fornecimento de energia e as responsabilidades dos agentes envolvidos.
Em nota divulgada nesta quarta, a Aneel diz que também enviou uma equipe para ir na base do Operador Nacional do Sistema (ONS) em Florianópolis apurar sobre a atuação do operador no apagão.
LEIA TAMBÉM: Dia do Professor: quantos há no Brasil? Qual é o salário? Veja o perfil da profissão que o Censo revela
Prazo para divulgar relatório de transparência salarial acaba hoje
Apagão foi causado por 'falha técnica pontual' em subestação, diz governo
Durante as investigações, que se inciam nesta quarta, os técnicos vão examinar se a falha foi da empresa responsável pela transmissão de energia, ou do ONS.
As informações obtidas a partir desta quarta vão subsidiar o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), que é feito pelo ONS em colaboração com a Aneel. O documento fará uma análise detalhada do ocorrido e as causas que levaram ao apagão.
Os agentes da Aneel vão examinar, por exemplo, fatores como a manutenção do reator onde foi iniciado o incêndio. Além disso, os técnicos também vão avaliar se o sistema de isolamento do defeito funcionou adequadamente, e por fim, se houve falha de proteção de algum equipamento que levou a falha à se espalhar para os outros sistemas.
Estações e subestações contam com sistemas do tipo para evitar que os defeitos causem o efeito dominó no resto do sistema elétrico, levando a apagões em diversas regiões, como aconteceu na última madrugada.